‘REVISTA INICIACOM’ PASSA A TER QUATRO NÚMEROS ANUAIS

21 de setembro de 2022

Com Joalesson Silva, jornalista voluntário na cobertura do Intercom 2022 sob supervisão do professor Rodrigo Martins Aragão (UFPB)

O volume 11, número 12 da Iniciacom – Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social foi lançado oficialmente na última quarta-feira (07/09) em João Pessoa, durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022). No evento, a Diretoria Científica da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), responsável pela publicação, anunciou que a revista aumentará de dois para quatro números anuais, com publicações em março, junho, setembro e dezembro a partir de 2023.

“As revistas científicas normalmente são voltadas para o pesquisador ou pesquisadora sênior, que já tem mestrado ou doutorado. Poucas entidades científicas do Brasil – não só da Comunicação, mas também das outras áreas – dedicam um espaço para quem ainda está em formação. Então, a pessoa que está na graduação ou acabou de se formar não tem um lugar para publicar e tem que esperar o mestrado. Quando chega lá, muitas vezes não sabe como fazer”, explica Nair Prata (Ufop), diretora Científica da Intercom. “A Iniciacom é um lugar de aprendizado. A pessoa submete o artigo e aquele artigo é avaliado por mestres e doutores, mas avaliado de forma didática. O artigo vai e volta várias vezes, de forma a percorrer um caminho de aprendizado até a publicação.”

Segundo a diretora, esse processo didático de avaliação pode envolver o trabalho de dois a três pareceristas por artigo, demandando recursos humanos e tempo. Ainda assim, a equipe da revista decidiu aumentar os esforços devido à grande demanda por parte de estudantes de graduação. “Recebemos uma quantidade grande de artigos e temos nos empenhado para oferecer essa oportunidade para estudantes de graduação de Comunicação do país. Publicar quatro edições por ano significa um processo enorme de recepção, avaliação e publicação desses artigos”, afirma.

Assim, a Iniciacom passará a lançar quatro chamadas de trabalhos anuais, sendo três de temáticas livres no campo da Comunicação e uma para o dossiê sobre o tema do congresso – que, em 2023, será "Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.

“É importante ressaltar que nem todos os artigos enviados em uma chamada necessariamente entrarão na edição daquele trimestre. Os textos são analisados no fluxo das edições seguintes, para integrarem ou não a publicação”, alerta Silvio Simon (Univille), diretor adjunto Científico da Intercom, ressaltando que autores e autoras devem ter paciência, uma vez que o processo de avaliação leva mais tempo do que o de uma revista que não tem esse cunho didático.

A publicação de todos os artigos em condição de aceite já é uma prática adotada pela Iniciacom, que tem lançado números adicionais para viabilizar que esses textos sejam publicados. Neste ano, por exemplo, a revista lançou uma edição em julho e lançará mais uma em dezembro – além do dossiê que foi lançado durante o congresso. “Os trabalhos que vão compor a edição de dezembro foram submetidos na chamada anual de 2022 e, devido ao excelente volume de textos enviados, entrarão em avaliação para esse número extra”, explica Hendryo André (UFPR), também diretor adjunto Científico.

NOVA EDIÇÃO
A nova edição (v.12, n.2) da Revista Iniciacom, lançada no Intercom 2022, é resultado da chamada de trabalhos lançada neste ano e reúne 15 textos, divididos em duas seções: o dossiê temático “Ciências da Comunicação contra a desinformação”, com nove artigos acerca do tema central do Intercom 2022; e a seção livre, com seis textos que abordam cinema, resistência, cidadania, memória, telejornalismo e mulheres negras, redes sociais e imagem feminina e visualização de dados.

“Percebe-se o quanto a Iniciacom tem impactado na construção e na formação de jovens pesquisadores no Brasil. É a contribuição que a Intercom efetiva para fortalecer as ciências da comunicação, oportunizando um espaço de troca, desenvolvimento e pluralidade científica”, escreve a equipe editorial, composta por Nair Prata, Hendryo André, Silvio Simon e Flávio Santana (UESPI). A equipe conta, ainda, com o apoio do Conselho Científico da revista, composto pelas coordenações das oito divisões do Intercom Júnior (IJ) – que é o evento da Intercom às pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito da graduação, com espaços para apresentação de trabalhos nos cinco congressos regionais e no congresso nacional da entidade.

Para conferir o novo número da Iniciacom, acesse o site de revistas da Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br