Revista Intercom publica terceiro número de 2019

17 de dezembro de 2019

Já está disponível o volume 42, número 3 (set./dez. 2019) da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), que pode ser acessada gratuitamente na SciELO e no Portal Intercom.

O fascículo traz 11 artigos científicos, organizados em três eixos: Epistemologia da Comunicação; Comunicação, Consumo e Cidadania; e Narrativas Midiáticas em Redes Sociais. A edição apresenta, ainda, duas resenhas críticas de livro. Ao todo, contribuíram 22 autoras e autores, sendo 17 atuantes em universidades brasileiras e cinco de instituições estrangeiras, do México, Reino Unido, Peru e Portugal.

“O ano de 2019 deve ficar marcado na história do país como um período de forte movimentação social e política, com acontecimentos significativos e reviravoltas constantes, fortemente pautadas pela mídia tradicional e pelas conversações nas redes sociais. Pouco permaneceu no mesmo lugar após as mudanças pelas quais passamos, mas, certamente, são elas que têm nos impulsionado a caminhar, ainda que por trilhas das quais não sabemos o término. Esse tem sido um desafio para todas(os), tanto no sentido de tentar entender o que, de fato, estamos vivendo, como, também, para se posicionar em relação a essa realidade”, escrevem as editoras Maria Ataide Malcher (UFPA) e Iluska Coutinho (UFJF) no editorial.

Clique nos links a seguir para ler os artigos.

ARTIGOS

A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas
Luís Mauro Sá Martino e Ângela Cristina Salgueiro Marques

Aportes teóricos a la investigación del campo periodístico. Sentidos y significados desde el Campo Intelectual Creador
Gustavo Adolfo León-Duarte

Ruptura digital e processos de participação em mídias populares no Brasil
Ana Cristina Suzina

Cooperativas de Comunicadores: possibilidades, contradições e cenário argentino
Rafael Grohmann

Conteúdo ou Dinheiro? Diferenças entre as políticas de comunicação dos governos Dilma e Temer no Brasil
Emerson Urizzi Cervi e Fernanda Cavassana de Carvalho

Nivel de consumo de cine peruano en los estudiantes de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional del Altiplano
Winona Gabriela Fernández Laura e Emilio Flores Mamani

Narrativas e desenvolvimento de conteúdo imersivo: aplicação de sistemas bi e multissensoriais de realidade virtual no jornalismo
Marcio Carneiro dos Santos

Feijão com arroz em panela Le Creuset: o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia
Marcelo Freire; Aline Monteiro Homssi e Ana Paula Martins Pereira

Narrativas políticas em disputa no Twitter: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política brasileira de 2016
Mariana Rezende dos Passos e Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires

Todos nascemos nus e o resto é drag: performatividade dos corpos construídos em sites de redes sociais
Ronaldo Henn; Felipe Viero Kolinski Machado e Christian Gonzatti

ARENA
Potencial explicativo dos estudos de recepção no contexto do Potencial explicativo dos estudos de recepção no contexto do Big Data
Roseli Figaro

RESENHAS DE LIVROS
Um novo pensamento da comunicação para a mudança social
Cássia Ayres

Comunicação e sensibilidade: reflexões estéticas
Antonio Bastos; Gabriela Borges

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br