RIF recebe trabalhos para dossiê sobre folkcomunicação, povos e comunidades tradicionais

18 de março de 2020

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) recebe, até o dia 30 de abril, artigos para o dossiê temático “Folkcomunicação, povos e comunidades tradicionais”, que enfoca a ancestralidade e as questões identitárias.

A organização do dossiê, que será publicado na edição de junho de 2020, será realizada por Cristina Schmidt (UMC), Clarissa Marques (UFRPE) e Wolfgang Teske (UFT).

A RIF incentiva submissões de artigos que proponham reflexões teóricas ou práticas, advindas de pesquisas bibliográficas e/ou empíricas envolvendo diferentes aspectos, tais como:

- Culturas originárias e contemporaneidade: relações com as urbanidades; urbanizações e gentrificações.
- Povos tradicionais: experiências de inclusão, articulação e valorização.
- Territórios e ancestralidade: simbolismo e geopolítica, o valor e a posse da terra.
- Manifestações e expressões tradicionais: festas e danças, culinária e medicina tradicional, histórias, causos, registros e memórias.
- Ancestralidade e identidade étnica.
- Cultura e Religiosidade tradicional: relações e conflitos com religiões oficializadas cristãs e de outras denominações.
- Transmissão de saberes e fazeres tradicionais: mídias e suportes, mediadores, mensagens, processos e produtos.
- Povos tradicionais, Políticas Públicas e movimentos de resistência: ações, coletivos, movimentos, lideranças, legislação – políticas, programas, projetos.
- Problemas públicos e relações com o poder: Estado de proteção social ou de aniquilamento.

Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês até o dia 30 de abril, diretamente pelo sistema on-line da revista. Os textos, de 12 a 15 páginas, devem conter resumo em português, inglês e espanhol entre 5 e 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave que expressem os conceitos centrais do texto. A formatação dos trabalhos deve ser feita conforme template disponível nas diretrizes aos autores.

A RIF recebe também artigos sobre temas gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo. Editada pelo PPG Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação, a revista possui periodicidade semestral e publica a cada edição um dossiê sobre tema relativo aos estudos folkcomunicacionais.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br