23 de janeiro de 2025
Como entidade científica da Comunicação, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) atua em diferentes vertentes e formatos para buscar a disseminação de produções científicas no país, incentivando a pesquisa, a democratização de acesso aos estudos elaborados por pesquisadores(as) de todas as regiões do Brasil e estimulando o intercâmbio de experiências.
Para além dos congressos regionais e nacionais promovidos anualmente pela entidade e do papel político e institucional que a Intercom exerce, seu propósito de disseminar estudos é constante. Um dos meios para isso são as revistas científicas da entidade que recebem ao longo de todo o ano artigos, resenhas, dossiês das mais variadas temáticas acerca da Comunicação brasileira.
Se você é pesquisador(a), está com materiais em produção ou já prontos e buscando um periódico para publicação, conheça agora as revistas científicas da Intercom e saiba como submeter seus estudos:
Revista Insólita:
A Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário (Insólita) é uma publicação semestral da Intercom e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). Criada em 2021, privilegia a publicação de artigos científicos, mas também oferece espaço para trabalhos artísticos e jornalísticos relacionados aos temas da revista. Publica textos em português, inglês, espanhol e francês.
Conforme o cronograma da Revista, o primeiro volume anual deve ser publicado até 30 de junho e o segundo volume até 31 de dezembro.
As submissões são feitas de forma online, com cadastro prévio no sistema.
Revista Intercom
A Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC) tem foco na Comunicação Social, respeitando a interdisciplinaridade e a abrangência temática características desta área do conhecimento.
Publicada desde 1978, tem periodicidade regular e de forma ininterrupta desde sua fundação. Assim, a Revista Intercom é o mais antigo dos periódicos da área de Comunicação atualmente em circulação. Desde os anos 1980, quando figurou entre os únicos quatro periódicos existentes na época, representa um importante espaço para difusão científica e democratização do conhecimento, contribuindo para o avanço e debates sobre e para a área da Comunicação. Na atualidade, figura entre as principais publicações da área, sendo a primeira a ser credenciada pelas principais bases internacionais de indexação.
Atualmente, os textos são recebidos para as seções Artigos, Arena e Resenhas. As colaborações devem necessariamente ser inéditas e destinadas exclusivamente à INTERCOM – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação.
A Revista Intercom adota, desde 2022, amodalidade de publicação continuada, ou seja, os artigos aprovados e editados são imediatamente publicados em um volume anual, não sendo necessário fechar um número ou obedecer a uma frequência determinada.
Para submissão dos estudos, os textos devem ser enviados, sem a identificação de autoria, através do sistema da Intercom, com cópia (não cega) para o e-mail da Revista.
Revista Iniciacom:
Esta é a Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação (INICIACOM) que tem como objetivo valorizar o trabalho do(a) estudante de cursos da área da Comunicação como pesquisador em formação. Sua periodicidade é trimestral, com publicações em março, junho, setembro (dossiê com a temática do congresso nacional) e dezembro.
Além de publicar textos inéditos de estudantes de graduação em Comunicação e áreas afins, a Iniciacom também aceita trabalhos de recém-formados até um ano após a conclusão do curso. Trabalhos apresentados em congressos ou no Intercom Regional podem ser publicados desde que haja uma nota de rodapé indicando as informações sobre o evento onde foi apresentado.
A Iniciacom privilegia a orientação para a melhoria do trabalho, evitando reprovação sem que seja dada a chance de promover mudanças no texto. Por isso, as avaliações focam na possibilidade de (re) formulação do texto até a sua qualificação para publicação. Assim, os trabalhos são analisados inicialmente pelos editores e depois encaminhados para os pareceristas externos, nacionais ou estrangeiros, em sistema de avaliação às cegas.
Para submissões, o cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br