Seja parecerista da Intercom

6 de julho de 2022

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) convida mestres e doutores(as) a fazer o cadastro de parecerista e, dessa forma, contribuir para a realização dos eventos científicos da entidade. Pareceristas cadastrados(as) podem receber trabalhos submetidos aos Grupos de Pesquisa (GPs) e ao Intercom Júnior (IJ) de suas respectivas áreas; após a leitura, são responsáveis por redigir os pareceres que são atrelados aos aceites para apresentação no congresso nacional da Intercom. Esse trabalho é voluntário, realizado remotamente e reconhecido por meio de emissão de certificado.

“Neste momento, ressaltamos o trabalho de pareceristas no Intercom Júnior, evento de iniciação científica que tem um compromisso com a formação de novos pesquisadores e pesquisadoras do campo da Comunicação”, afirma Hendryo André (UFPR), diretor adjunto Científico da Intercom. “Afinal, é responsabilidade de toda a comunidade científica olhar para a formação dos futuros pesquisadores. Além disso, a atividade propicia conhecer os temas de interesse da nova geração”, completa.

Interessados(as) devem acessar o Sistema Unificado Intercom e fazer o cadastro de usuário (caso ainda não tenham). Após o login, basta entrar na “Área do avaliador” e escolher entre os oito IJs, os 33 GPs e as 65 modalidades do Expocom. Então, é só aguardar que as coordenações enviem os pedidos de avaliação. Não é preciso ser associado(a) à Intercom nem estar inscrito(a) no congresso para atuar como parecerista; os únicos requisitos são a titulação mínima de mestre (para IJ e GPs) e adequação às áreas selecionadas.

“Sem o trabalho de pareceristas, não há congresso. A avaliação é um trabalho de reflexão, um olhar externo de um leitor interessado e aprofundado na temática trabalhada nos textos”, afirma o professor Hendryo. “No Intercom Júnior, em especial, o trabalho dos pareceristas visa a contribuir para a formação científica ainda no nível da graduação, a partir de sugestões de bibliografia, de aspectos metodológicos e, claro, de desdobramentos da pesquisa. O objetivo é valorizar as pesquisas realizadas e, principalmente, apontar possibilidades para elas.”

Seja parecerista da Intercom e contribua para o avanço do campo das Ciências da Comunicação.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br