Vencedores do Prêmio Comunicon

22 de setembro de 2021

O Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon), promovido pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da ESPM, anunciou os vencedores do Prêmio Comunicon da última edição do evento, realizada em 2018. O prêmio será divulgado oficialmente aos ganhadores no dia 14 de outubro de 2021, às 9h, na abertura do Comunicon 2021.

Conheça os vencedores:

DOUTOR(A):
1º Lugar - José Augusto Mendes Lobato (UAM). O consumo da dor do outro: imagem evenemencial e mediação de alteridade em “Fuocoammare”.
2º Lugar - Thiago Soares e Sofia Zanforlin (UFPE). “Paquetes” como gambiarras midiáticas: transnacionalismo e consumo cultural no contexto Havana-Miami.
Menção honrosa – Letícia Conceição Martins Cardoso (UFMA). Participação: chave para entender o consumo no processo de comunicação do Bumba meu boi.

DOUTORANDO(A):
1º Lugar - Paula Gorini Oliveira (UERJ) – Caminhos, territórios e paisagens: exercício cartográfico para disputas em rede.
2º Lugar - Beatriz Beraldo e Olga Bon (PUC-Rio). A moda sobre rodas: bicicletas, vestuários e comportamentos femininos.
Menção honrosa - Maria Joana Casagrande Soares-Correia e Agnes de Sousa Arruda (UNIP). Que tiro foi esse, malandra? Anitta, Jojo Maronttinni e a Gordofobia para consumo no funk carioca.

MESTRE:
1º Lugar - Maria Beatriz Portelinha (ESPM) - Gosto, consumo alimentar e relações de identidade nas classes populares.
2º Lugar - Andre de Nardi Senna Moraes (ESPM) - Ética e consumo na inteligência artificial: conjecturas sobre um futuro distópico da tecnologia.
Menção honrosa - Renan Paranhos Mateus Rizzardo e Fabio Hansen (UFPR) - O consumo cultural na atividade publicitária e da narrativa publicitária durante a crise econômica.

MESTRANDO(A):
1º Lugar - Thiago H. R. dos Santos (ESPM) - Ascensão do império: cultura (da participação) e política (contemporânea) na explosão midiática internacional da figura Drag Queen nos anos 2010.
2º Lugar - William Ferreira (ESPM) - O gênero das coisas: uma análise sobre o discurso de gênero dos bens como cerca, ponte ou fenda para o consumo.
Menção honrosa - Sabina Lovato (ESPM) - Biossociabilidades do consumo e discurso midiático: a vulva em imagens de transformação

GRADUAÇÃO:
1º Lugar – Fernanda de Freitas Lima (ESPM) - Consumo, sentidos e identidades: Google Street View e a ressignificação do espaço.
2º Lugar - Lívia Maria Dantas Pereira (UFPB) - O “roteiro do linchamento” de Pabllo Vittar: o discurso de ódio como forma de preservar identidades e valores tradicionais.
Menção honrosa - Luana de Carvalho Alahmar (ESPM) - O reflexo do narcisismo no aplicativo Replika: um novo modo de subjetividade e sociabilidade na era da Inteligência Artificial.

COMISSÃO AVALIADORA
Ana Carolina Rocha Pessôa Temer (UFG)
Arlindo Rebechi Jr. (UNESP-Bauru)
Marcos Paulo da Silva (UFMS)
Sílvio Antônio Luiz Anaz (ECA/USP)
Sueli Ferreira Schiavo (UNIP)
Tarcyannie Cajueiro Santos (UNISO)

Mais informações no site do Comunicon 2021.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br