Tema: Comunicação e educação: Caminhos Integrados para um mundo em transformação

INTERCOM NORTE
06 a 08 de julho – UFRR – Boa Vista (RR)
www.intercomnorte.com.br


INTERCOM NORDESTE
07 a 09 de julho – UNIFAVIP – Caruaru (PE)
www.intercomnordeste2016.com.br


INTERCOM CENTRO-OESTE
19 a 21 de maio – PUC – Goiânia (GO)
www.intercomcentrooeste2016.com

INTERCOM SUDESTE
17 a 19 de junho – CEUNSP – Salto (SP)
www.intercomsudeste2016.com.br


INTERCOM SUL
26 a 28 de maio – PUC – Curitiba (PR)
www.intercom.pucpr.br

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom está cada vez mais presente em todas as regiões do Brasil, fato este impulsionado em grande medida pela realização dos Congressos Regionais, que se consolidam a cada ano como fóruns de difusão e compartilhamento da produção científica gerada atualmente no campo da comunicação.

Apresentando como tema central neste ano de 2016, “Comunicação e Educação: caminhos integrados para um mundo em transformação”, os debates, sempre de caráter analítico e propositivo, são pautados pelas reflexões de especialistas e convidados de referência regional e nacional, com olhares diversos sobre as formas de representação da cidade na contemporaneidade em seus respectivos territórios.

Em uma cultura midiatizada, a visibilidade e a invisibilidade da urbe são construções simbólicas decorrentes não apenas das práticas de vida, mas também dos simulacros que a mídia produz ao pautar a sintaxe do ver no processo de espetacularização das formas de organização espacial, gregária e social das cidades.

Caracterizados antes de tudo como reuniões científicas voltadas a promover a reflexão sobre questões mais próximas às realidades vividas, os Congressos Regionais da Intercom possibilitam a participação de pesquisadores de todos os níveis.

Legitimados como espaços expressivos de debates capazes de mapear as tendências e perspectivas na área, produzem diagnósticos importantes para a compreensão das diferentes realidades da cadeia produtiva midiática e apontam caminhos no sentido de buscar avanços para a construção de uma sociedade mais democrática no acesso à informação de qualidade.

As trocas de ideias e experiências ocorrem por meio de painéis, mesas, oficinas, minicursos, atividades culturais... E o compartilhamento da produção científica dos participantes tem lugar nas Divisões Temáticas, com apresentação e discussão das investigações atualmente em desenvolvimento. A expressiva participação de estudantes de graduação com seus projetos inovadores na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom – e seus trabalhos de pesquisa na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação – Intercom Jr. – é sempre o destaque dos Congressos Regionais, fortalecendo o propósito e apresentação à comunidade acadêmica de novos pesquisadores.

Ambiente de fomento ao intercâmbio entre acadêmicos e profissionais interessados em atividades diversas como jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio e TV, cinema, produção editorial, internet, games, os Congressos Regionais da Intercom são espaços privilegiados não apenas de difusão de conhecimento, mas também de aproximação da academia com os segmentos produtivos. E como resultado direto, observa-se o estímulo à descentralização e o maior equilíbrio na produção de ciência na área da Comunicação em âmbito nacional.

Ana Silvia Lopes Davi Médola

Vice-Presidente da Intercom

Coordenadora dos Congressos Regionais da Intercom 2016

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA