Calendário e taxas | Chamada de trabalhos | Normas
Inscrições | Programação preliminar | Site oficial | ANAIS
Programação trabalhos Expocom | Programação trabalhos DTs, IJ e Mesa
Vencedores Expocom

CHAMADA DE TRABALHOS INTERCOM REGIONAL NORDESTE 2022

A Intercom, nesse ano de 2022, retoma seus encontros regionais, incluindo na programação as sessões de apresentação de trabalhos de pesquisa – nas Divisões Temáticas, em Mesas Coordenadas propostas por Grupos de Pesquisa e no Intercom Júnior, e, também, da mostra de trabalhos experimentais, a Expocom.

A determinação e a disposição da Intercom e da Ucsal são para que o Regional Nordeste 2022 ocorra de modo presencial (clique aqui e consulte o calendário completo). E é dessa forma que estamos trabalhando na organização. Porém, como a situação pandêmica ainda é muito instável, o modo de realização do congresso ainda pode mudar, passando para o sistema remoto ou híbrido. Mas o formato com apresentação de trabalhos e a programação não serão alterados. Nosso compromisso é divulgar 45 dias antes da data do congresso um dia antes do período final de submissão de trabalhos o formato definitivo.

QUEM E ONDE APRESENTAR TRABALHOS

1. Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos, Especialistas, Graduados, Professores e Pesquisadores:
Divisões Temáticas (DTs) e Mesas Coordenadas propostas pelos Grupos de Pesquisa

2. Estudantes de graduação e recém-graduados (2022-2021):
Intercom Júnior (IJ) – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação

DESCRIÇÃO DE EVENTOS

a. Divisões Temáticas (DTs)

O que é: As DTs consistem no agrupamento de temas por grandes áreas de conhecimento referentes aos campos da Comunicação. Assim, os trabalhos ou comunicações científicas de graduados, pós-graduados, estudantes de especialização, mestrado e doutorado, professores e profissionais apresentando pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovador podem ser inscritos em uma das oito subáreas.

Como fazer: A inscrição é feita online, pelo autor, cabendo o julgamento dos trabalhos aos avaliadores indicados pelo Diretor Regional da Intercom, que comunicará ao interessado o resultado do processo. Cada pesquisador poderá encaminhar somente um trabalho para as Divisões Temáticas como autor principal. Porém, poderá também ser coautor de outro(s) paper(s).

Onde apresentar: Os trabalhos aprovados serão apresentados em uma das sessões da Divisão Temática para os quais foram submetidos. No total, são oito DTs:

DT 1 – Jornalismo
DT 2 – Publicidade e Propaganda
DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
DT 4 – Comunicação Audiovisual
DT 5 – Comunicação Multimídia
DT 6 – Interfaces Comunicacionais
DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania
DT 8 – Estudos Interdisciplinares

Consulte as ementas das subáreas das Divisões Temáticas.

Clique para fazer download do modelo-padrão para submissão do resumo expandido (é obrigatório formatar o resumo de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).

ATENÇÃO: EM 2022, A INTERCOM PASSA A RECEBER RESUMOS EXPANDIDOS (E NÃO MAIS ARTIGOS COMPLETOS). AS NORMAS ESTÃO ESTABELECIDAS NO MODELO-PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS.

b. Mesas Coordenadas propostas pelos Grupos de Pesquisa

O que é: Novidade na programação dos Intercom Regional 2022, as Mesas Coordenadas propostas pelos Grupos de Pesquisa consistem em apresentações de pesquisas em Comunicação desenvolvidas no âmbito de dois ou mais grupos de pesquisa, visando o intercâmbio, a aproximação e o fortalecimento de trabalhos conjuntos entre duas ou mais instituições de ensino superior.

Como fazer: A inscrição é feita online, pelo coordenador de um dos grupos de pesquisa, cabendo a ele a submissão do título da mesa acompanhado de um resumo da temática a ser discutida, a descrição dos grupos de pesquisa proponentes, e resumo dos trabalhos (entre quatro e seis) a serem apresentados na mesa. O julgamento da proposta cabe ao Diretor Regional da Intercom, que comunicará ao interessado o resultado do processo. Para a submissão, coordenadores dos grupos de pesquisa proponentes e apresentadores de trabalhos devem estar inscritos no evento.

Clique para fazer download do modelo-padrão para submissão da proposta (é obrigatório formatar a proposta de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).

c. Intercom Júnior - Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

O que é: Espaço destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, seja em projetos de iniciação científica, laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor da respectiva instituição.

Como fazer: A inscrição é feita online, pelo autor, cabendo o julgamento dos trabalhos aos avaliadores indicados pelo Diretor Regional da Intercom, que comunicará ao interessado o resultado do processo. Cada pesquisador poderá encaminhar somente um trabalho para o Intercom Júnior como autor principal, pela sua inscrição. Porém, poderá também ser coautor de outro(s) paper(s), desde que enviado(s) pela inscrição do coautor.. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso.

Os autores dos trabalhos não aceitos poderão participar do evento como ouvintes.

Onde apresentar: Os trabalhos aprovados serão apresentados em uma das sessões do Intercom Júnior para os quais foram submetidos. No total, são oito divisões:

IJ01 – Jornalismo
IJ02 – Publicidade e Propaganda
IJ03 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
IJ04 – Comunicação Audiovisual
IJ05 – Comunicação Multimídia
IJ06 – Interfaces Comunicacionais
IJ07 – Comunicação, Espaço e Cidadania
IJ08 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Consulte as ementas das subáreas temáticas do Intercom Junior.

Clique para fazer download do modelo-padrão para submissão do resumo expandido (é obrigatório formatar o resumo de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).

ATENÇÃO: EM 2022, A INTERCOM PASSA A RECEBER RESUMOS EXPANDIDOS (E NÃO MAIS ARTIGOS COMPLETOS). AS NORMAS ESTÃO ESTABELECIDAS NO MODELO-PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS.

3. Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

O que é: É uma exposição e um prêmio destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos no âmbito da área de Comunicação. Os trabalhos participantes da Expocom devem, obrigatoriamente, ser realizados sob a orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES). Para conhecer o Regulamento, as categorias e modalidades do Expocom, clique aqui.

Como fazer: A IES faz a indicação - via sistema - do trabalho selecionado. Somente depois dessa etapa, é que o aluno-líder indicado pela instituição poderá fazer a submissão on-line do trabalho, em conformidade com regras estabelecidas pelo Regulamento. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso. Antes de indicar e submeter o trabalho é essencial a leitura atenta do Regulamento. Trabalhos que não seguirem as especificações das ementas serão automaticamente desclassificados.

Onde apresentar: Os cinco trabalhos que obtiverem as melhores notas em avaliação realizada por júri virtual serão apresentados oralmente, durante o Congresso Regional, em sessões públicas, pelo(s) autor(es). Os trabalhos vencedores de cada modalidade estão aptos a participar da etapa nacional do Expocom.

ATENÇÃO: Antes de enviar seu trabalho, leia o regulamento da Expocom!

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br