FORUM ENSICOM DE COMUNICAÇÃO)

O Fórum sobre Ensino de Comunicação, da Intercom, visa contribuir para reflexão sobre as mudanças no ensino superior brasileiro, as diretrizes curriculares nacionais, as novas nomenclaturas para a formação acadêmica e o novo modelo de avaliação para as condições de oferta e de reconhecimento dos Cursos de Graduação da área de Comunicação.

Ao investigar e compreender a importância das Escolas e das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, o Ensicom realiza discussões sobre o ensino de Comunicação através de duas ações: o Café Intercom/Ensicom e as programações dos Congressos Regionais e Nacional da Intercom, com convidados de relevância na área que possam contribuir para a melhoria da formação superior.

Os resultados dessas reuniões estão nos links das publicações em ebook e do Café Intercom/Ensicom, sendo acessados de modo online, que podem fundamentar novos estudos, inclusive auxiliando os docentes e discentes nas disciplinas regulares dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Os objetivos estão voltados para o aprimoramento da qualidade dos cursos de Graduação e de Pós-graduação, atingindo desta forma os corpos docente e discente. Os objetivos do Ensicom são:

– Documentar os diferentes projetos pedagógicos trabalhados nas instituições de ensino superior que formam profissionais da área;

– Analisar o ensino de Comunicação praticado nas Escolas do País, criando um espaço de reflexão para debates sobre o assunto;

– Identificar e estudar a natureza e as diversas tendências das Escolas Públicas, Privadas e Confessionais com cursos na área;

– Discutir a respeito do conhecimento construído na área de Comunicação, para que seja transformado em recursos didático-pedagógicos nos cursos de Graduação e Pós-graduação;

– Desenvolver formas de divulgar a produção científica na área, consolidando estudos através da publicação de resultados em obras e revistas especializadas;

– Incentivar trabalhos de extensão direcionados às práticas de Comunicação, utilizando as informações levantadas em seminários, cursos, palestras, exposições, etc;

– Estimular e apoiar a criação de Grupos de Estudos e de Pesquisa, propiciando a participação de novos pesquisadores e de alunos, tanto de cursos de Graduação como de Pós-Graduação na área de Comunicação.