Troféu José Marques de Melo – Maturidade Acadêmica Regional tem por objetivo destacar um pesquisador sênior de referência na região em que ocorre o congresso nacional da entidade. A premiação foi criada em 2013 e, desde então, foram contemplados:

2013 – Professor Walmir de Albuquerque. Egresso da primeira turma do Curso de Jornalismo da Universidade Federal da Amazônia, foi o criador do primeiro Programa de Educação Tutorial (PET) na área de comunicação no Brasil e primeiro professor oriundo da área da comunicação a ser reitor em uma universidade pública brasileira – a própria UFAM.

2014 – Professora Doris Haussen, natural de Porto Alegre. Sua trajetória acadêmica inclui formação em Jornalismo na Famecos/PUCRS; especialização no CIESPAL, em Quito, no Equador; mestrado e doutorado na ECA/USP; e Pós-Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona.

2015 - Professor Aníbal Bragança. Docente aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), tem graduação em História pela UFF, mestrado em Ciências da Comunicação (Jornalismo e Editoração) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação também pela USP.

2016 - Professor Adilson Citelli, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Graduado em Letras pela USP, fez seu mestrado e doutorado em Literatura Brasileira, na mesma instituição. Em 1995, obteve o título de Livre Docente, com tese sobre as inter-relações entre Comunicação e Educação.

2017 - Professor Paulo Boni, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Comunicação Social pela UEL, fez seu mestrado pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo e o doutorado e o pós-doutorado na Universidade de São Paulo

2018 - Professor Nilson Lemos Lage, graduado em Letras (Português Russo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2019 - Professora Rosa Elizabeth Acevedo Marin, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Sociologia pela Universidad Central de Venezuela, doutorado em História e Civilização - École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França; pós doutorado na Université de Québec à Montreal, Canadá e no Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (IHEAL), França.

2020 - Professor Othon Fernando Jambeiro Barbosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, doutorado e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília.

2021 - Profa. Aline Maria Grego Lins, da Universidade Católica de Pernambuco, possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Concluiu em 2018 o estágio pós-doutoral na Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br