INTERCOM SUDESTE 2024
Calendário e taxas | Chamada de trabalhos | Site oficial
Lista dos GTs aprovados | Lista de oficinas/workshops aprovados
Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social

CHAMADA DE TRABALHOS INTERCOM REGIONAL SUDESTE 2024

Os cinco Congressos Regionais da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), neste ano de 2024, passam a ter suas programações baseadas no tripé de sustentação do ensino superior – ou seja, a Pesquisa, o Ensino e a Extensão. Isso porque, como sociedade científica, compreendemos que a pesquisa em Comunicação é nosso objeto privilegiado. Porém, também defendemos que uma pós-graduação forte depende de uma graduação valorizada e que também é nosso papel contribuir para ampliar os debates sobre o ensino e a extensão.

Assim, a partir deste ano, as submissões e apresentações de trabalhos nos Congressos Regionais da Intercom passam a se dar em novos espaços. Abaixo, listamos cada um deles. As chamadas específicas serão publicadas, semana a semana, e podem ser conferidas clicando em cada link.

Atenção: Cada congressista pode submeter uma proposta de trabalho para cada atividade (GTs, Ensicom e Jornada de Extensão). Não há limite para coautoria.


APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Onde? TRABALHOS DE PESQUISA

Onde? GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

Quem? Os GTs são espaços de apresentação de trabalhos de pesquisa compartilhados por pesquisadores de todas as etapas de formação – doutoras/doutores, doutorandas/doutorandos, mestras/mestres, mestrandas/mestrandos, especialistas, graduadas/graduados e graduandas/graduandos.

Como? A proposta dos Grupos de Trabalho é que funcionem como espaços formativos, em que pesquisadores possam trocar experiências a partir de temas de pesquisa similares. O funcionamento dos GTs implica em duas etapas de submissão. Primeiro, dois pesquisadores (doutoras/doutores, doutorandas/doutorandos, mestras/mestres ou mestrandas/mestrandos) submetem uma proposta de GT. Depois de avaliadas essas propostas, a Intercom publicará a lista de GTs disponibilizados em cada Congresso Regional. Na sequência, inicia o prazo para que as pesquisadoras/os pesquisadores submetam seus resumos expandidos, indicando em qual GT desejam apresentá-los.

Caberá às diretoras e aos diretores regionais da Intercom a criação de sessões livres para abrigar os trabalhos com qualidade científica e que não foram aceitos pelos GTs, por falta de aderência à temática proposta.

Clique aqui e confira a Chamada de Trabalho para a Proposição de Grupos de Trabalhos

Clique aqui e confira a lista de Grupos de Trabalho aprovados para o Intercom Sudeste 2024 - a partir de 23/02/2024

Clique aqui e confira a Chamada de Trabalhos para a submissão de resumos expandidos para os GTs

Quando?

Proposição de GTs: de 01/02 a 15/02/2024

Submissão de Resumos Expandidos para os GTs: de 29/02 a 18/04/2024

Atenção: a partir de 2024, as Divisões Temáticas (DTs) e o Intercom Júnior (IJ) não fazem mais parte da programação dos Congressos Regionais. Ambos foram substituídos pelos Grupos de Trabalho (GTs), que são abertos a pesquisadores de todos os níveis de formação – de graduandos à doutores.


O quê? ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA EXTENSÃO

Onde? JORNADA DE EXTENSÃO

Quem? A submissão deve ser feita pela/pelo docente, indicando as/os discentes e demais colaboradoras/colaboradores como coautoras/coautores. Recomendamos que a apresentação seja realizada, conjuntamente, por professora/professor(s) e aluna/aluno(s).

Como? Relatos de experiências (entre 4 e 6 páginas) que, seguindo as diretrizes extensionistas, devem abordar as ações desenvolvidas por professoras/professores e estudantes de Comunicação junto às comunidades.

Clique aqui e confira a Chamada de Trabalho para a Jornada de Extensão

Quando? De 29/02 a 18/04/2024


O quê? DISCUSSÕES VOLTADAS AO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

Onde? FÓRUM ENSICOM

Quem? Docentes ou coordenadoras/coordenadores de Cursos de graduação ou tecnólogos em Comunicação.

Como? Resumos expandidos ou relatos de experiências (entre 4 e 6 páginas) voltados para aspectos ligados ao Ensino de Comunicação – práticas de sala de aula, projetos pedagógicos, incorporação e aplicação de diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) pelos cursos/grades, ações voltadas para a permanência estudantil e de combate à retenção e evasão, entre outros. Também inclui eventuais reflexões sobre a necessidade de revisão das diretrizes nacionais do CNE, que para alguns cursos da área da Comunicação, possuem mais de uma década de vigência. O objetivo central do Ensicom é ser um local de referência para a troca de experiências, possibilitando a proposição de ações para os cursos, universidades e a própria Intercom com vistas a defesa da formação de qualidade. Para isso, a partir da definição de temas anuais, serão lançados editais convidando docentes e coordenadores a submeterem propostas a serem apresentadas durante o encontro. A partir do debate motivado por elas, elaborar propostas de ação conjuntas.

Clique aqui e confira a Chamada de Trabalho para o Fórum Ensicom

Quando? De 29/02 a 18/04/2024


O quê? TRABALHOS PRÁTICOS/EXPERIMENTAIS

Onde? EXPOCOM (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação)

Quem? Estudantes de graduação ou recém-graduados, que apresentam os melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunas/alunos no âmbito da área de Comunicação. Os trabalhos participantes da Expocom devem, obrigatoriamente, ser realizados sob a orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES).

Como? A IES faz a indicação - via sistema de submissões da Intercom - do trabalho selecionado. Somente depois dessa etapa, é que a/o aluna-líder/aluno-líder indicada/indicado pela instituição faz a submissão on-line do trabalho.

Clique aqui e confira o Regulamento 2024 do Expocom.

Clique aqui e confira o Ementário 2024 do Expocom.

Quando? De 29/02 a 18/04/2024

Atenção: Os trabalhos que não seguirem o regulamento ou não se encaixarem no ementário serão desclassificados.


O quê? PRODUTOS E SERVIÇOS

Onde? MOSTRA DE OPORTUNIDADES EM COMUNICAÇÃO

Quem? Os Congressos Regionais disponibilizarão espaços para que empresas da área de Comunicação possam expor seus produtos e serviços, aproveitando ainda a circulação de estudantes nos encontros para garimpar talentos. Em paralelo, estudantes e pós-graduandas/pós-graduandos também poderão expor produtos e serviços desenvolvidos no âmbito dos cursos de graduação e de mestrado profissional.

Como? Empresas fazem contato diretamente com a coordenação geral dos eventos e/ou com as diretoras/os Diretores Regionais da Intercom. Estudantes de graduação, mestrandas/mestrandos e mestras/mestres encaminham resumo, via sistema de submissões da Intercom.

Clique aqui e confira a Chamada de Trabalhos para a Mostra de Oportunidades em Comunicação (em breve)

Quando? De 29/02 a 18/04/2024

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br