ANEXO I – EMENTÁRIO DAS MODALIDADES CONFORME CATEGORIAS – 2025

JORNALISMO

JO 01 Agência escola/júnior de jornalismo (conjunto/série)
Modalidade voltada às agências de jornalismo experimentais, de conteúdo geral ou segmentado, criadas, desenvolvidas e mantidas em cursos universitários de Jornalismo, em concordância com as diretrizes curriculares do MEC e o projeto pedagógico do curso. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado portfólio com até cinco trabalhos jornalísticos desenvolvidos no ano letivo ou no ano calendário de 2024. Esta modalidade aceita trabalhos exclusivamente de alunos de cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 02 Projeto de assessoria de imprensa (avulso)
Modalidade voltada a projetos de assessoria de imprensa desenvolvidos no ambiente universitário, desde que em uma ou mais disciplinas do curso de Jornalismo e produzidos para os mais diferentes assessorados (instituições sem fins lucrativos, empresas, eventos, pessoas físicas etc.). Além do preenchimento do formulário, devem ser encaminhados para avaliação um relatório contendo todas as etapas do trabalho de assessoria de imprensa - desde a definição dos objetivos, passando pelas pautas a serem trabalhadas, veículos de comunicação que receberão as produções, até a avaliação dos resultados - e os produtos desenvolvidos. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 03 Jornal-laboratório (conjunto/série)
Modalidade voltada a jornais-laboratório desenvolvidos para publicação em diferentes suportes, elaborados no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. A periodicidade e o tempo de existência devem ser apresentados no relatório. Além do preenchimento do relatório, devem ser enviados para avaliação os produtos — no mínimo duas e no máximo quatro edições. Como categoria seriada, não são aceitas publicações/edições avulsas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior ou inferior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 04 Revista-laboratório (conjunto/série)
Modalidade voltada a revistas-laboratório, desenvolvidas para publicação em diferentes suportes, elaboradas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. A periodicidade e o tempo de existência devem ser apresentados. Além do preenchimento do relatório, devem ser enviados os produtos — no mínimo duas e no máximo três edições. Como categoria seriada, não são aceitas publicações/edições avulsas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior ou inferior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. O endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 05 Reportagem em jornalismo impresso (avulso)
Modalidade destinada a reportagens jornalísticas produzidas para meios impressos. São aceitas somente reportagens avulsas e desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado o produto na íntegra. Essa modalidade não aceita reportagens long forms. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 06 Livro-reportagem (avulso)
Modalidade voltada a livros-reportagem, grandes reportagens, coletâneas de reportagens, biografias, testemunhais jornalísticos, entre outros, apresentados em forma de livro. São aceitos trabalhos desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado o produto na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 07 Produção em fotojornalismo (avulso/conjunto e série)
Modalidade voltada a fotografias jornalísticas produzidas e apresentadas em quaisquer formatos e suportes, avulsas ou em conjunto/série (no máximo 12 fotografias). Essa modalidade não aceita livro de fotojornalismo. São aceitos trabalhos desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do relatório, a(s) fotografia(s) deve(m) ser enviada(s) para avaliação. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 08 Produção laboratorial em jornalismo multiplataformas (avulso/conjunto ou série)
Modalidade voltada a produções jornalísticas para o ambiente digital, tais como reportagens, sites, coberturas, entrevistas, blogs jornalísticos, entre outros. Os produtos devem ter sido desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado arquivo PDF indicando o endereço eletrônico da produção. O link deve estar ativo durante todo o período de avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Esta modalidade não aceita reportagens long form. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 09 Produção jornalística para mídias sociais (conjunto ou série)
Modalidade voltada a produções jornalísticas desenvolvidas exclusivamente para mídias sociais, tais como Twitter, Instagram, TikTok, entre outras, em seus vários formatos (postagens, stories, reels etc.). Os produtos - no mínimo três (03) e no máximo seis (06) - devem ter sido desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado arquivo PDF indicando os endereços eletrônicos das produções — no mínimo duas e no máximo cinco trabalhos. O link deve estar ativo durante todo o período de avaliação do Expocom (etapas regional e nacional). Esta modalidade não aceita repostagem, postagem compartilhada a partir de áudio e vídeo gerados para plataformas como Youtube, Vimeo, SoundCloud ou similares, nem artes e fotografias isoladas ou avulsas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: Os links enviados devem ser de cada uma das três, quatro, cinco ou seis postagens a serem avaliadas. O envio de link perfil não corresponde à proposta da modalidade e, portanto, os trabalhos serão desclassificados. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 10 Reportagem long form (avulso)
Modalidade voltada a reportagens produzidas para o ambiente digital, que contemplem apuração aprofundada, contextualização e desdobramentos de um tema, mesclando texto, vídeos, fotos, infográficos e/ou áudios. Podem ser inscritas somente reportagens avulsas e desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado arquivo PDF indicando o endereço eletrônico da produção. O link deve estar ativo durante todo o período de avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 11 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (conjunto ou série)
Modalidade voltada a programas jornalísticos em áudio ou radiofônicos, nos seus diversos formatos noticiosos, tais como noticiário, radiojornal, radiorrevista, radiodebate, entre outros. Além do preenchimento do relatório, devem ser enviados os produtos na íntegra — no mínimo duas e no máximo três edições. Esta modalidade não aceita trabalhos avulsos, reportagens avulsas nem radiodocumentários e grandes reportagens em áudio. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 12 Reportagem em áudio/radiojornalismo (avulso)
Modalidade voltada a reportagens áudio/radiojornalísticas. Podem ser inscritas somente reportagens avulsas, com duração máxima de 9'59” e desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado o produto na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 13 Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio (avulso)
Modalidade voltada a documentários jornalísticos, grandes reportagens ou coberturas jornalísticas especiais em áudio ou para rádio, que contemplem apuração aprofundada, contextualização e desdobramentos de um tema. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado o produto na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 14 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (conjunto ou série)
Modalidade voltada para a produção de programas jornalísticos em vídeo ou televisivos, nos seus diversos formatos noticiosos, tais como noticiário, telejornal, debate, entre outros. Além do preenchimento do relatório, devem ser enviados os produtos na íntegra – no mínimo duas e no máximo três edições. Esta modalidade não aceita trabalhos avulsos, reportagens avulsas, série de reportagens, nem videodocumentários e grandes reportagens em vídeo. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 15 Reportagem em vídeo/telejornalismo (avulso)
Modalidade voltada a reportagens vídeo/telejornalísticas. Podem ser inscritas somente reportagens avulsas, com duração máxima de 9'59” e desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado o produto na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 16 Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão (avulso)
Modalidade voltada a documentários jornalísticos, grandes reportagens, coberturas jornalísticas especiais, em vídeo ou para televisão, que contemplem apuração aprofundada, contextualização e desdobramentos de um tema. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado o produto na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 17 Produção em jornalismo literário (avulso)
Modalidade voltada a textos jornalísticos literários ou narrativos, tais como crônica, perfil, independentemente do suporte, que ultrapassem os limites dos acontecimentos cotidianos e proporcionem visões amplas da realidade. Os trabalhos devem ser desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado o produto na íntegra. Esta modalidade não aceita livro-reportagem, livro de crônicas ou reportagem long form. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO18 Produção em jornalismo de opinião (avulso)
Modalidade voltada a textos jornalísticos de opinião, tais como artigo, comentário, crítica, resenha, coluna, editorial, entre outros, independentemente do suporte. Os trabalhos devem ser desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado o produto na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 19 Produção em jornalismo investigativo ou de dados (avulso)
Modalidade voltada a reportagens produzidas, para diferentes suportes, a partir da investigação jornalística ou da mineração de dados disponíveis da rede. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado o produto na íntegra. Esta modalidade não aceita reportagens long form. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).

JO 20 Produção de infográficos ou videografismo (avulso)
Modalidade voltada a apresentação impressa ou em vídeo do binômio imagem/texto, de forma integrada, visando informar o leitor/telespectador sobre o assunto descrito a partir de informações visualmente organizadas. Além do preenchimento do relatório, deve ser enviado o produto na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Atenção: O envio de um número superior de produções do estabelecido na ementa implica na desclassificação do trabalho. Não serão admitidos links que direcionem para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. Ou seja, o endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).


PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PP 01 Agência escola/júnior de publicidade e propaganda (conjunto/série)
Modalidade voltada às agências de publicidade e propaganda experimentais, criadas, desenvolvidas e mantidas em cursos de Publicidade e Propaganda, desde que em concordância com as diretrizes curriculares do MEC e o projeto pedagógico do curso. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o portfólio incluindo até os cinco melhores trabalhos desenvolvidos. O portfólio deve especificar as peças que compõem cada um dos cinco trabalhos que serão inscritos como produto. Os trabalhos deverão ser numerados de 1 a 5. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 02 Campanha publicitária (conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de campanha publicitária, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs práticos, e projetos de extensão curriculares. Deve apresentar, de forma resumida no relatório, briefing do produto, marca ou serviço, pesquisa de mercado, planejamento com objetivos e estratégias de comunicação e/ou de marketing, planejamento de mídia e suas táticas, e investimento da campanha. Além do preenchimento do relatório, o texto completo da campanha e as peças devem ser anexadas em arquivo PDF; já os materiais em áudio ou audiovisuais devem ter indicados os endereços eletrônicos, que devem estar ativos na avaliação, em arquivo também em formato PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Produções inscritas nessa modalidade não podem ser desmembradas e inscritas em outras modalidades e o não cumprimento dessa regra acarretará a desclassificação dos trabalhos.

PP 03 Pesquisa mercadológica (avulso)
Modalidade voltada à pesquisa mercadológica, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. Deve apresentar os métodos e técnicas relacionadas às ações de marketing e/ou de comunicação de marcas, produtos ou serviços, com análise dos resultados. Além do preenchimento do relatório, os resultados da pesquisa devem ser apresentados sob a forma de gráficos e/ou tabelas (para pesquisas quantitativas) e/ou relatórios de pesquisa (para as pesquisas qualitativas). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 04 Jingle (avulso)
Modalidade voltada à produção de jingle, desde que desenvolvido em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço e sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Como produto, deve ser anexado o jingle, com letra (em arquivo PDF) e música (em arquivo PDF com indicação do link para acesso, que deve estar ativo na avaliação). A peça deve respeitar a minutagem de 15”, 30”, 45” ou 1’. Trabalhos com minutagens diferentes serão desclassificados. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda ou tecnólogo em Produção Publicitária.

PP 05 Spot (avulso)
Modalidade voltada à produção de spot, desde que desenvolvido em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Como produto, deve ser anexado o spot, com texto (em arquivo PDF), trilha e ambientação (em arquivo PDF com indicação do link para acesso, que deve estar ativo na avaliação). A peça deve respeitar a minutagem de 15”, 30”, 45” ou 1’. Trabalhos com minutagens diferentes serão desclassificados. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda ou tecnólogo em Produção Publicitária.

PP 06 Fotografia publicitária (avulso)
Modalidade voltada à produção de fotografia publicitária, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, e descrever a produção da foto, que pode estar atrelada a uma campanha ou peça publicitária (real ou fictícia). Como produto, deve ser anexada a fotografia no formato original de produção (imagem JPG) e sua aplicação na campanha ou peça publicitária (formato PDF ou JPG). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda ou tecnólogo em Produção Publicitária ou tecnólogo em Fotografia.

PP 07 Anúncio impresso (avulso)
Modalidade voltada à produção de anúncios impressos, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser apresentado o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato (anúncio de jornal, anúncio de revista, cartaz ou banner), e os espaços de exposição, assim como a função específica do anúncio no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexada a peça única em arquivo PDF: anúncio de jornal, anúncio de revista, cartaz ou banner. Os trabalhos inscritos nesta modalidade não poderão ser inscritos em outras modalidades nem como parte, nem como totalidade do produto. Trabalhos com mais de uma peça serão desclassificados. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda ou tecnólogo em Produção Publicitária ou tecnólogo em Design Gráfico.

PP 08 Outdoor (avulso – conjunto ou série)
Modalidade voltada à produção de outdoor, desde que desenvolvido em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. O relatório deve apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato e a função da peça no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Como produto, deve ser anexada a arte final e sua aplicação no outdoor em formato PDF ou JPG. No caso de campanhas, teaser ou produções em série, o número máximo de peças a serem inscritas é de 4 artes. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda ou tecnólogo em Produção Publicitária ou tecnólogo em Design Gráfico.

PP 09 Produção publicitária audiovisual para TV e cinema (avulso)
Modalidade voltada à produção audiovisual publicitária para TV e Cinema, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e as técnicas empregadas na produção, explicitando a sua aplicação em TV e/ou cinema. Como produto, deve ser anexado o roteiro da peça audiovisual (em arquivo PDF) e a peça audiovisual (em arquivo PDF com link para acesso ao produto, que deve estar ativo na avaliação). A peça deve respeitar a minutagem de 15”, 30”, 45” ou 1’. Trabalhos com minutagens diferentes serão desclassificados. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda ou tecnólogo em Produção Publicitária ou tecnólogo em Design de Animação ou tecnólogo em Produção Audiovisual.

PP 10 Produção publicitária audiovisual para internet (avulso)
Modalidade voltada à produção publicitária audiovisual para Internet, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e as técnicas empregadas na produção, explicitando a sua aplicação na Internet. Como produto, deve ser anexado o roteiro da peça audiovisual (em arquivo PDF) e a peça (em arquivo PDF com link para o produto, que deve estar ativo na avaliação). O caráter publicitário do produto deverá estar descrito no relatório. Peças que não tenham o caráter publicitário descrito serão desclassificadas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda ou tecnólogo em Produção Publicitária ou tecnólogo em Design de Animação ou tecnólogo em Produção Audiovisual.

PP 11 Estratégia publicitária para mídia digital (avulso ou conjunto)
Modalidade voltada à produção de campanha ou job em mídia digital, podcasts, pop-ups, banners, entre outros, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser apresentado o briefing, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação (para o caso de campanhas), a função específica das peças produzidas na ação de comunicação ou marketing, as técnicas de produção etc. Como produto, deve(m) ser anexada(s) a(s) estratégia(s) (e sua(s) argumentação(ões)) e a(s) peça(s) produzida(s) em arquivo PDF com link(s) ativo(s) para o(s) produto(s). As peças publicitárias inscritas nesta modalidade não podem ser inscritas na modalidade Produção publicitária audiovisual para internet (avulso). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 12 Publicidade em mídia alternativa (avulso)
Modalidade voltada para a produção publicitária em meios não contemplados anteriormente na categoria de Publicidade e Propaganda, tais como back-light, front-light, busdoor, placas, painéis, folhetos, entre outros, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser apresentado o briefing, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação (para o caso de campanha), função específica e técnicas de produção etc., e o formato da peça (back-light, front-light, busdoor, placas, painéis, folhetos, entre outros formatos publicitários não previstos em modalidades específicas). Como produto, deve ser anexada(s) a(s) peça(s) produzida(s) em arquivo PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda ou tecnólogo em Produção Publicitária.


RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

RP 01 Planejamento estratégico de relações públicas ou comunicação organizacional
Modalidade voltada para elaboração de um planejamento estratégico de relações públicas, alinhado às diretrizes, objetivos e estratégias de uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas e/ou agência experimental. O planejamento que originou o trabalho deve apresentar diagnóstico do ambiente interno e externo, definição de estratégias de comunicação, plano de ações detalhado contendo atividades, público-alvo, prazo, recursos humanos e físicos, orçamento, meta, descrição de execução, além das formas de controle e avaliação de resultados das ações de comunicação propostas. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o planejamento original na íntegra em arquivo PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 02 Planejamento de Comunicação Interna
Modalidade voltada para a elaboração de um planejamento de comunicação interna alinhado às diretrizes, objetivos e estratégias de uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas e/ou agência experimental. O planejamento que originou o trabalho deve apresentar demonstração dos processos de diagnóstico do ambiente interno e da comunicação interna, análise de cenário, estratégias e plano de ações detalhado contendo objetivos gerais e específicos, atividades, meios, ferramentas, público-alvo, recursos humanos e físicos, orçamento, metas, descrição de execução, cronograma, além das formas de controle e avaliação de resultados das ações de comunicação interna propostas. Os trabalhos inscritos nessa modalidade não poderão ser inscritos integral ou parcialmente em outras modalidades. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o planejamento original na íntegra em arquivo PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 03 Planejamento e Gestão em Comunicação Digital ou Mídias Sociais para organizações
Modalidade voltada ao planejamento e às produções de relações públicas e comunicação organizacional desenvolvidas exclusivamente para mídias sociais digitais, tais como X, Instagram, TikTok, entre outras, em seus vários formatos (postagens, stories, reels, etc). O planejamento e os produtos devem ter sido desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, devem ser apresentados os processos de análise do cenário, o diagnóstico, a definição dos objetivos e dos públicos estratégicos, a justificativa da escolha da plataforma, o plano de ação e a avaliação. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado arquivo PDF indicando os endereços eletrônicos da produção. Os links devem estar ativos durante todo o período de avaliação do Expocom (etapas regional e nacional).Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 04 Organização de evento (avulso)
Modalidade voltada para produção de trabalhos de organização de eventos como instrumento institucional em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas e ou/agência experimental. Deve apresentar planejamento, execução e avaliação de um evento realizado em qualquer tipo de organização. O planejamento original deve explicar todo o processo, desde o pré-evento ao pós-evento, como briefing, plano de ações detalhado das atividades, com público-alvo, prazo, recursos humanos e físicos, orçamento, meta, descrição de execução, bem como avaliação de resultados por meio de pesquisa de opinião. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o relatório final do evento, na íntegra, contendo o planejamento completo, a descrição do processo de execução e os resultados obtidos com a avaliação, em arquivo PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 05 Pesquisa de Opinião Pública e Pesquisa em Relações Públicas
Modalidade voltada para o desenvolvimento de pesquisa de opinião pública e outras modalidades de pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, considerando desde a elaboração do projeto de pesquisa até a apresentação dos resultados. A categoria considera tanto as pesquisas cujos temas são de interesse público, dentro do escopo da pesquisa de opinião pública e de percepção pública, até aquelas direcionadas para os diferentes públicos das organizações. Os trabalhos devem considerar projeto, instrumentos de pesquisa, recursos utilizados, formas de coleta e análise de dados, e resultados. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o planejamento original na íntegra em arquivo PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 06 Projeto de assessoria cultural e social
Modalidade voltada para elaboração, execução e avaliação de um projeto cultural e/ou social com a finalidade de integrar os interesses de uma organização em promover a difusão cultural e as campanhas sociais desenvolvidos em disciplinas específicas ou integradas. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o projeto original na íntegra, com justificativa, objetivos, cronograma, orçamento, ficha técnica, plano de distribuição, divulgação, acessibilidade, execução e avaliação, em arquivo PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 07 Produto de comunicação institucional (avulso ou conjunto)
Modalidade voltada para composição de uma peça de cunho institucional, não comercial, para uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas ou integradas. Pode ser apresentada nos diversos formatos existentes (impresso, radiofônico, audiovisual etc.), indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional ou como peça avulsa. Esta modalidade não aceita peças para veiculação multimídia. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto em arquivo JPG ou PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.


CINEMA E AUDIOVISUAL

CA 01 Filme de ficção curta-metragem (avulso)
Modalidade voltada à produção experimental de filmes avulsos com conteúdo ficcional, live action ou animação, cuja duração deve ser igual ou inferior a 15 minutos, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do relatório (respondendo às três perguntas com informações que demonstrem o conhecimento e referências necessárias para a produção do trabalho concorrente nesta modalidade), deve ser anexado o endereço eletrônico onde o filme está publicado (YouTube ou Vimeo, preferencialmente) em um arquivo PDF. Em caso de publicação com senha, esta deve ser indicada no mesmo arquivo PDF.

ATENÇÃO: deve ser feito o upload UNICAMENTE do arquivo com o link do curta-metragem. Em hipótese alguma, envie qualquer outro documento que não o solicitado na ementa, tais como TCC, bíblia da série, roteiro, making off da produção ou qualquer outro material que remeta ou não ao filme. O produto a ser analisado será exclusivamente o filme curta-metragem por meio do link. Não serão admitidos links de pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. O endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo (filme) e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional). São aceitos trabalhos dos seguintes cursos de Bacharelados: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Editorial; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; e Relações Públicas. E dos Tecnólogos: Design de Animação; Produção Audiovisual; Produção Multimídia; e Produção Publicitária. Esta modalidade NÃO aceita filme publicitário (há uma modalidade específica para este formato na categoria Publicidade e Propaganda).

CA 02 Documentário (avulso)
Modalidade voltada à produção experimental de filmes com conteúdo documental, com qualquer duração, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do relatório (respondendo às três perguntas com informações que demonstrem o conhecimento e referências necessárias para a produção do trabalho concorrente nesta modalidade), deve ser anexado o endereço eletrônico onde o filme está publicado (YouTube ou Vimeo, preferencialmente) em um arquivo PDF. Em caso de publicação com senha, esta deve ser indicada no mesmo arquivo PDF.

ATENÇÃO: deve ser feito o upload UNICAMENTE do arquivo com o link do documentário. Em hipótese alguma, envie qualquer outro documento que não o solicitado na ementa, tais como TCC, bíblia da série, roteiro, making off da produção ou qualquer outro material que remeta ou não ao documentário. O produto a ser analisado será exclusivamente o documentário. Não serão admitidos links de pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. O endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo (documentário) e não o da pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional). São aceitos trabalhos dos seguintes cursos de Bacharelados: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Editorial; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; e Relações Públicas. E dos Tecnólogos: Design de Animação; Produção Audiovisual; Produção Multimídia; e Produção Publicitária. Esta modalidade NÃO aceita reportagens televisivas e videorreportagens (há modalidades específicas para estes formatos na categoria Jornalismo).

CA 03 Videoclipe (avulso)
Modalidade voltada à produção experimental de videoclipes, em formato curta-metragem, cuja duração deve ser igual ou inferior a 15 minutos, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Entendemos por videoclipe um filme ou vídeo que ilustra uma música e/ou apresenta o trabalho de um artista, havendo um áudio que acompanhe toda a produção imagética. Além do preenchimento do relatório (respondendo às três perguntas com informações que demonstrem o conhecimento e referências necessárias para a produção do trabalho concorrente nesta modalidade), deve ser anexado o endereço eletrônico onde o videoclipe está publicado (YouTube ou Vimeo, preferencialmente) em um arquivo PDF. Em caso de publicação com senha, esta deve ser indicada no mesmo arquivo PDF.

ATENÇÃO: deve ser feito o upload UNICAMENTE do arquivo com o link do videoclipe. Em hipótese alguma, envie qualquer outro documento que não o solicitado na ementa, tais como TCC, bíblia da série, roteiro, making off da produção ou qualquer outro material que remeta ou não ao videoclipe. O produto a ser analisado será exclusivamente o videoclipe. Não serão admitidos links de pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. O endereço eletrônico a ser colado no documento de submissão deve ser o do próprio arquivo (videoclipe) e não o da pasta onde o arquivo foi salvo.Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional). São aceitos trabalhos dos seguintes cursos de Bacharelados: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Editorial; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; e Relações Públicas. E dos Tecnólogos: Design de Animação; Produção Audiovisual; Produção Multimídia; e Produção Publicitária. Embora, geralmente, um videoclipe tenha fins promocionais, esta modalidade NÃO aceita filme publicitário (há uma modalidade específica para este formato na categoria Publicidade e Propaganda).

CA 04 Roteiro de filme de ficção (avulso ou seriado)
Modalidade voltada à produção experimental de roteiros de ficção, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do relatório (respondendo às três perguntas com informações que demonstrem o conhecimento e referências necessárias para a produção do trabalho concorrente nesta modalidade), o roteiro completo – contendo sinopse, argumento etc. – deve ser anexado em arquivo PDF.

ATENÇÃO: deve ser feito o upload UNICAMENTE do arquivo com o roteiro. Em hipótese alguma, envie qualquer outro documento que não o solicitado na ementa, tais como TCC, bíblia da série, link do filme, making off da produção ou qualquer outro material que remeta ou não ao roteiro do filme de ficção que não o próprio. O produto a ser analisado será exclusivamente o texto e a formatação dele. Não serão admitidos links para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. O arquivo submetido deve ser o do próprio roteiro e não o endereço eletrônico de uma pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. São aceitos trabalhos dos seguintes cursos de Bacharelados: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Editorial; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; e Relações Públicas. E dos Tecnólogos: Design de Animação; Produção Audiovisual; Produção Multimídia; e Produção Publicitária. Esta modalidade NÃO aceita roteiro de filme publicitário.

CA 05 Roteiro de documentário (avulso ou seriado)
Modalidade voltada à produção experimental de roteiros de documentários, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do relatório (respondendo às três perguntas com informações que demonstrem o conhecimento e referências necessárias para a produção do trabalho concorrente nesta modalidade), o roteiro – contendo sinopse, argumento etc. – deve ser anexado em arquivo PDF.

ATENÇÃO: deve ser feito o upload UNICAMENTE do arquivo com o roteiro. Em hipótese alguma, envie qualquer outro documento que não o solicitado na ementa, tais como TCC, bíblia da série, link do documentário, making off da produção ou qualquer outro material que remeta ou não ao roteiro de documentário que não o próprio. O produto a ser analisado será exclusivamente o texto e a formatação dele. Não serão admitidos links para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. O arquivo submetido deve ser o do próprio roteiro e não o endereço eletrônico de uma pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. São aceitos trabalhos dos seguintes cursos de Bacharelados: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Editorial; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; e Relações Públicas. E dos Tecnólogos: Design de Animação; Produção Audiovisual; Produção Multimídia; e Produção Publicitária. Esta modalidade NÃO aceita roteiro ou proposta de roteiro de reportagens televisivas e/ou videorreportagens.

CA 06 Vinheta (avulso)
Modalidade voltada à produção de vinheta audiovisual para qualquer gênero de programa de televisão e/ou Internet (informação, entretenimento), abertura de vídeos e/ou filmes, desde que desenvolvida no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Entende-se por vinhetas, as chamadas curtas, utilizadas para identificar a abertura de um canal, empresa, programa de TV, filme etc. Deve contar com um layout visual e um áudio que o acompanhe. Além do preenchimento do relatório (respondendo às três perguntas com informações que demonstrem o conhecimento e referências necessárias para a produção do trabalho concorrente nesta modalidade), deve ser anexado o endereço eletrônico de onde a vinheta está publicada (YouTube ou Vimeo, preferencialmente) em um arquivo PDF. Em caso de publicação com senha, esta deve ser indicada no mesmo arquivo PDF.

ATENÇÃO: deve ser feito o upload UNICAMENTE do arquivo com o link da vinheta. Em hipótese alguma, envie qualquer outro documento que não o solicitado na ementa, tais como TCC, bíblia da série, link do filme/programa/vídeo completo, making off da produção ou qualquer outro material que remeta ou não à vinheta que não a própria. O produto a ser analisado será exclusivamente a vinheta. Não serão admitidos links para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. O arquivo submetido deve ser o do próprio roteiro e não o endereço eletrônico de uma pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link para visualização do produto deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional). São aceitos trabalhos dos seguintes cursos de Bacharelados: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Editorial; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; e Relações Públicas. E dos Tecnólogos: Design de Animação; Produção Audiovisual; Produção Multimídia; e Produção Publicitária.

CA 07 Direção de Fotografia (avulso)
Modalidade voltada para o trabalho de direção de fotografia nos produtos audiovisuais de ficção, documentário e videoclipe, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Para esta modalidade, deve ser justificada, por meio do relatório escrito, a defesa do projeto de modo a apresentá-lo como pertinente à área de Direção de Fotografia. A defesa deve incluir justificativas para as escolhas estilísticas utilizadas no projeto, como enquadramento, movimento de câmera, tipo de objetiva e iluminação, além de referências bibliográficas que dialoguem com a direção de fotografia. Não enviar o filme/vídeo/videoclipe inteiro, mas sim um recorte de 3 a 10 minutos. Além do preenchimento do relatório (respondendo às três perguntas com informações que demonstrem o conhecimento e referências necessárias para a produção do trabalho concorrente nesta modalidade, com a especificidade indicada acima), deve ser anexado o endereço eletrônico de onde o trecho do filme/vídeo/videoclipe está publicado (YouTube ou Vimeo, preferencialmente) em um arquivo PDF. Em caso de publicação com senha, esta deve ser indicada no mesmo arquivo PDF.

ATENÇÃO: deve ser feito o upload UNICAMENTE do arquivo com o link do trecho a ser analisado. Não serão admitidos links para pastas do Dropbox, Google Drive ou qualquer outro repositório, remetendo a uma página passível de alteração pelo próprio candidato após a submissão. O arquivo submetido deve ser o do próprio trecho do filme/vídeo/videoclipe e não o endereço eletrônico de uma pasta onde o arquivo foi salvo. Trabalhos que não cumprirem esse critério serão desclassificados. O link deve estar ativo no período da avaliação do Expocom (etapas regional e nacional). São aceitos trabalhos dos seguintes cursos de Bacharelados: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Editorial; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; e Relações Públicas. E dos Tecnólogos: Design de Animação; Produção Audiovisual; Produção Multimídia; e Produção Publicitária. Esta modalidade NÃO aceita filmes publicitários, reportagens televisivas e videorreportagens.


PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

PT 01 Edição de livro (avulso)
Modalidade voltada para edição de livros, contemplando aspectos gerais da obra, identidade visual, diagramação (distribuição espacial dos elementos da obra) e suporte (impresso, áudio, eletrônico ou multimídia). São observados também itens como presença de Conselho Editorial, ficha catalográfica, apresentação dos autores, entre outros. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto em arquivo PDF. Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 02 Design de imprensa (avulso)
Modalidade voltada para a produção de trabalhos de design gráfico para jornais e revistas, contemplando os atributos básicos de forma, textura, cor, legibilidade, tipografia etc. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto em arquivo PDF. Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 03 Design gráfico de identidade (avulso)
Modalidade voltada para a produção de identidade visual corporativa a partir da elaboração de logotipo, que pode ser composto por um símbolo, contemplando atributos básicos do design gráfico, como a estética da forma, a seleção de tipografias e de cores e suas aplicações, bem como a sistematização das informações verbais e não-verbais usadas na construção dessa identidade visual. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto, incluindo o logotipo e o manual de identidade visual, em arquivo PDF. Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 04 Embalagem (avulso)
Modalidade voltada à produção de embalagem, valorizando aspectos como identidade visual, funcionalidade e segurança para o consumidor, viabilidade mercadológica e sustentabilidade ambiental, entre outros. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto em arquivo PDF. Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 05 Fotografia artística (avulso)
Modalidade voltada à produção de uma única imagem artística que capta um instante qualquer. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexada somente a imagem em arquivo PDF ou link que direcione exclusivamente para a imagem. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 06 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)
Modalidade voltada à produção de um conjunto de fotografias – no mínimo cinco e no máximo 12 –, que, enquanto coletânea de imagens, conta uma história de fatos ou de conceitos, sob a ótica da natureza artística. Além do preenchimento do relatório, devem ser anexadas somente as imagens em arquivo PDF. Atenção: o pdf deve trazer o link para cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 07 Charge/caricatura/ilustração (avulso)
Modalidade voltada à produção de uma única imagem ilustrada – podendo ser uma charge, uma caricatura ou uma ilustração - carregada de conteúdo crítico. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto em arquivo PDF. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 08 Histórias em quadrinhos (avulso)
Modalidade voltada à produção de histórias em quadrinhos que conjugam imagens e textos, para contar sequencialmente uma história, um fato, uma ação etc., podendo ter sido publicada em formatos impressos e/ou digitais. São consideradas HQ formas de expressão conhecidas como comic books, graphic novel, mangás e webcomics, entre outros. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 09 Revista customizada (avulso)
Modalidade voltada à produção de revista customizada que apresente produto personalizado (customizado), digital ou impresso. Deve contemplar formas de circulação, sustentabilidade ambiental e marco conceitual. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexada a revista em arquivo PDF ou ser indicado o endereço eletrônico para a revista em arquivo PDF. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 10 Comunicação e inovação (avulso)
Modalidade voltada à produção inovadora que estimule o senso criativo, em diferentes plataformas e suportes, comerciais ou experimentais. Produtos que apostem na inovação tecnológica, na experimentação das narrativas, na portabilidade e no conceito estético diferenciado são amplamente cabíveis nesta modalidade. Além do preenchimento do relatório, devem ser anexados os produtos ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 11 Aplicativos de comunicação (avulso)
Modalidade voltada à concepção e desenvolvimento de aplicativos que atendam a distintos fins, respeitando a promoção e/ou difusão da comunicação, com fins comerciais, sociais ou experimentais. Produtos ou protótipos que apostem na inovação tecnológica, na experimentação das narrativas, na portabilidade e no conceito estético diferenciado são amplamente cabíveis nesta modalidade. Além do preenchimento do relatório, devem ser anexados o planejamento/briefing em arquivo PDF, e o protótipo ou app finalizado em arquivo PDF ou indicar o endereço eletrônico em arquivo PDF. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 12 Games (avulso)
Modalidade voltada ao planejamento e desenvolvimento de games, desde seu roteiro até o protótipo ou produto finalizado. Para a avaliação, consideram-se as possibilidades de interação com usuário, criatividade, projeto gráfico e viabilidade mercadológica. O(s) suporte(s) utilizado(s) fica(m) a critério do(s) autor(es). Deves ser anexados como produto, em PDF, o roteiro, o storyboard e o protótipo ou produto finalizado. Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 13 Produção multimídia (avulso)
Modalidade voltada à produção multimídia que se caracteriza pela elaboração de materiais difundidos em, pelo menos, dois tipos de mídia/plataformas distintos/as (por exemplo: impresso e rádio, Internet e tv). Além do preenchimento do relatório, devem ser anexados os produtos ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 14 Projeto de comunicação integrada (avulso)
Modalidade voltada à produção de projeto de comunicação integrada, incluindo apresentação do relatório descritivo, planejamento, etapas do trabalho e produtos finais derivados. São aceitos projetos que contemplem qualquer suporte e, na medida do possível, recomenda-se que sejam apresentados os resultados aferidos. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o projeto na íntegra em arquivo PDF. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 15 Empreendedorismo em comunicação
Modalidade voltada para elaboração de um projeto de negócio ou movimento inovador, que demonstre capacidade de alavancar mudanças e gerar impactos positivos na comunicação. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o projeto original, na íntegra, contendo análise de mercado, planejamento completo, descrição do processo para execução e resultados pretendidos, em arquivo PDF. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

PT 16 Projeto de extensão (avulso)
Modalidade voltada aos resultados e produtos – em diferentes mídias e suportes – gerados por projetos de extensão não curriculares realizados no âmbito das instituições de ensino superior brasileiras, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Somente podem ser inscritos projetos de extensão vinculados a um ou mais cursos da área de Comunicação (bacharel ou tecnólogo), que contem com estudantes também da área – bolsistas ou voluntários – em sua equipe de execução, com coordenação de docente(s) responsável(eis) pela orientação de todas as atividades. Além do preenchimento do relatório, devem ser anexados o projeto de extensão submetido para trâmite interno na universidade; um documento de aprovação institucional para a realização da atividade extensionista; e os produtos em arquivo PDF. Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Os projetos não podem ser desmembrados e inscritos em outra categoria e/ou modalidade. Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.


RÁDIO, TV E INTERNET

RT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de programas em áudio ou radiofônicos em diversos formatos (programas de variedades, documentários, musicais – com exceção de radionovelas, podcasts e videocasts), desde que desenvolvidos como atividade de componente curricular (disciplinas, TCC, projetos experimentais ou extensão curricular), podendo ser avulso ou seriado. As peças seriadas deverão ter até 4 (quatro) episódios. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o endereço eletrônico para o produto em arquivo pdf. Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de programas experimentais para telas (múltiplas ou únicas), em diversos formatos (programas de entretenimento, variedades, musicais – com exceção de telenovelas e videocasts), desde que desenvolvidos como atividade de componente curricular (disciplinas, TCC, projetos experimentais ou extensão curricular). As peças seriadas deverão ter até 4 (quatro) episódios. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF.Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

RT 03 Podcast/Videocast (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de podcasts e videocasts, em diversos formatos (programas de entretenimento, variedades, musicais, etc.), desde que desenvolvidos em componente curricular (disciplinas, TCC, projetos experimentais ou extensão curricular). As peças seriadas deverão ter até 4 (quatro) episódios para avaliação. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF.Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

RT 04 Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada a produções experimentais de ficção em formatos de audiodrama, tais como peças radiofônicas, radionovelas e afins, desde que desenvolvidos em componente curricular (disciplinas, TCC, projetos experimentais ou extensão curricular), podendo ser avulso ou seriado. Não são aceitos trabalhos em forma de podcasts informativos. As peças seriadas deverão ter até 4 (quatro) episódios para avaliação. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF.Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

RT 05 Ficção em vídeo – telenovela, séries televisivas, webséries, ficção para internet e afins (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de programas experimentais de ficção seriada para telas tais como telenovelas, séries, micro-séries web-séries e afins, desde que desenvolvidos em componente curricular (disciplinas, TCC, projetos experimentais ou extensão curricular). Não são aceitos trabalhos em forma de videocasts informativos. As peças seriadas deverão ter até 4 (quatro) episódios para avaliação. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF.Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

RT 06 Produção audiovisual para mídias digitais (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada exclusivamente para produtos audiovisuais experimentais especificamente para mídias digitais, desde que desenvolvidos em componente curricular (disciplinas, TCC, projetos experimentais ou extensão curricular, podendo ser avulso ou seriado. As peças seriadas deverão ter até 4 (quatro) episódios para avaliação. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF.Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

RT 07 Práticas experimentais em mídias digitais (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de práticas experimentais voltadas às mídias digitais, em diferentes redes e formatos, com finalidades comerciais ou não. A modalidade aceita produções criativas e/oucom processos inovadores na construção do conteúdo. Podem se inscrever produções avulsas ou até quatro produções. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF.Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

RT 08 Blog/Website
Modalidade voltada à produção de blog ou websites, utilizado para fins pessoais ou comerciais, para organismos públicos ou privados, contemplando identidade visual, frequência de atualização e aplicação de recursos multimídia. Além do preenchimento do relatório, deve ser indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF do Blog/website, bem como o relatório da construção do produto.Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

RT 09 Gestão na web/mídias sociais
Modalidade voltada para elaboração, execução e avaliação de um projeto e/ou planejamento em que a gestão das mídias sociais é o objetivo, podendo ser dirigido a organização, instituição, empresa ou personalidade. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o projeto original na íntegra, relato da execução e avaliação de resultados, bem como a aplicação do mesmo, em arquivo PDF.Atenção: o pdf deve trazer o link de cada um dos produtos a serem analisados. Não serão aceitos links para direcionam para pastas. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de graduação em Rádio, TV e internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Cinema e dos tecnólogos em Comunicação Assistiva; Design de Animação; Design Gráfico; Fotografia; Mídias Sociais Digitais; Produção Audiovisual; Produção Multimídia e Produção Publicitária.

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