6 de fevereiro de 2025

A Revista Tríade: comunicação, cultura e mídia lançou chamada para publicação de  artigos, resenhas e entrevistas, a serem publicados no volume v. 13, n. 26, de 2025, organizado em fluxo contínuo. O tema da edição será: Geografias da Comunicação: atualizações no mundo contemporâneo da comunicação.

Segundo a chamada, a relação entre comunicação e geografia está amplificada pelos processos digitais, além de ser atravessada pela inteligência artificial, que cria e recria espaços. Nesse contexto, refletir sobre as relações entre comunicação, territórios e poder torna-se essencial para compreender as transformações em curso.

É possível enviar contribuições que versem sobre:  A influência das mídias digitais nos territórios e nas relações sociais: Como as redes sociais, plataformas digitais e outras formas de comunicação reconfiguram os espaços urbanos e rurais? Redes sociais e política: O impacto das redes sociais na construção de narrativas políticas, incluindo temas como fake news, liberdade de expressão, racismos e a manipulação de informações científicas para atender a interesses políticos. Inteligência artificial e a criação de espaços virtuais: Como a IA está transformando as relações entre pessoas, máquinas e programações? Quais os impactos da criação de imagens, perfis e histórias digitais na construção de identidades e na interação social? Geografia e comunicação no contexto global: Reflexões sobre a comunicação como um fenômeno que atravessa fronteiras, conectando territórios e culturas, mas também criando novas desigualdades e exclusões. A relação entre espaço físico e espaço virtual: Retomando a provocação de Milton Santos, que afirmou que o espaço virtual é uma metáfora e não se aplica ao empírico do viver, como pensar as novas formas de interação e existência no mundo digital? Educação midiática e geografia: Como a educação midiática pode contribuir para a compreensão crítica das relações entre comunicação e território?

Além de artigos científicos, a Tríade também recebe resenhas de obras relevantes, publicadas nos últimos 2 anos, que dialoguem com o tema proposto ou com áreas afins. Entrevistas com pesquisadores e especialistas, preferencialmente voltadas para a educação midiática e suas interfaces com a Geografia da Comunicação.

O prazo final para submissão é 31 de outubro de 2025, exclusivamente pela plataforma da revista.