13 de fevereiro de 2025

Vitória, no Espírito Santo, será a cidade sede oficial do 48º Congresso de Ciências da Comunicação, tendo o Centro Universitário Faesa como a casa dos congressistas entre os dias 01 a 05 de setembro.

Localizada na região Sudeste, a capital capixaba é rica em cultura, acolhimento e culinária.

E são exatamente esses dois elementos que ajudaram a construir a identidade visual do congresso nacional deste ano.

Desenvolvida pelo Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) da FAESA, formado por estudantes de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Gráfico, com a orientação de professores e equipe do Centro Universitário, a identidade foi baseada na pergunta: O que é Vitória?

Em resposta, os criadores definem a capital como um convite a uma descoberta incrível, em que a natureza e a cidade coexistem em perfeita harmonia, seja pelo mar, pelas matas e também pelo coração da cidade, que abriga o centro histórico rico em diversidade.

“Destaca-se a nossa autêntica moqueca capixaba, cuidadosamente preparada em panelas de barro. Partindo disso, criamos o nosso logotipo inspirado na riqueza cultural e gastronômica da cidade, representando a diversidade de sabores, cores e tradições que fazem parte da identidade capixaba. No logo, a panela não está fechada, simbolizando que estamos de portas abertas para receber esse público. Após 30 anos, o Intercom Nacional retorna às terras capixabas, com sede na Faesa, trazendo a oportunidade para que os visitantes prestigiem esse grande evento e a Ilha de Vitória”, comenta Roger Cordeiro De Seta, professor e orientador da atividade.

O congresso nacional não trará apenas as riquezas de Vitória para congressistas. A equipe organizadora está nos preparativos para a recepção. “Estamos nos preparando para receber o Intercom Nacional 2025 com uma estrutura completa e uma equipe dedicada a proporcionar a melhor experiência para os congressistas. Como uma instituição reconhecida pela excelência no ensino e pela forte conexão com o mercado, estamos organizando espaços que favorecem a troca de conhecimento, além de toda a infraestrutura necessária para acolher estudantes, pesquisadores e profissionais da comunicação. Nosso objetivo é garantir um ambiente dinâmico, inspirador e preparado para as reflexões e debates que o evento propõe”, completa o professor.

Em 2025, mais uma vez a Intercom organizará a etapa remota do Congresso, a fim de possibilitar que mais congressistas façam parte da atividade. O evento remoto acontecerá de 11 a 16 de agosto.

A programação preliminar do evento (tanto presencial quanto remoto) será divulgada nos próximos dias, mas terá como norte o tema central do 48º Congresso da Intercom: “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”. Nesse sentido, as discussões predominantes levarão em consideração as reflexões coletivas sobre a atualidade da área, seu rumo, produções, transformações, premissas e responsabilidades.

Para acompanhar os preparativos do Congresso, além do site oficial da Intercom e do Instagram oficial da entidade, o instagram do evento está disponível para congressistas de todas as regiões. Em breve, também será lançado o site oficial do evento.