13 de fevereiro de 2025
A V Jornada de Ciências da Comunicação FLUC continua com o prazo de submissão aberto para trabalhos na área de Comunicação. O prazo é 12 de março e o trabalho pode ser enviado com o preenchimento do formulário no site.
A apresentação de trabalhos deve ter como foco em temas relevantes no seio das Ciências da Comunicação, tais como:
– Características e singularidades dos media alternativos;
– Media alternativos e democracia: comunicação, cidadania e participação política;
– Media alternativos no ecossistema digital;
– Estratégias de financiamento dos media alternativos;
– Contributos dos media alternativos para as Literacias;
– As potencialidades e os desafios da Inteligência Artificial para uma comunicação alternativa;
– Reinvenção das formas de comunicar em instituições públicas e privadas;
– Podcasts como alternativa: o seu potencial no jornalismo e nas instituições;
– Linguagens audiovisuais na comunicação alternativa;
– O fator proximidade nos novos canais de comunicação alternativos.
As V Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC vão decorrer nos dias 25 e 26 de junho de 2025, em formato híbrido, mantendo-se a inscrição gratuita. O tema deste ano é ‘(Re)pensar a comunicação alternativa no mundo contemporâneo’.
A escolha do tema central parte da compreensão que novas formas de comunicação têm surgido como resposta aos desafios colocados pelo imediatismo informativo, pelas crises de confiança e sustentabilidade nos media, e pela necessidade de inovação nas formas de expressão e de representação no espaço público (Castells, 1996; McQuail, 2010). Neste contexto, cidadãos, organizações e jornalistas têm procurado cada vez mais alternativas para romper com as barreiras das estruturas de comunicação dominantes, quer seja por meio das redes sociais digitais, da reinvenção das formas tradicionais de comunicar, ou da criação de novos canais e formatos de comunicação (Castells, 2012).
O uso de canais de comunicação alternativos não é uma novidade do século XXI. No entanto, o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação e, mais recentemente, da Inteligência Artificial, tem criado um ecossistema propício à proliferação de projetos que inovam em narrativas e formatos, nos modelos de financiamento e na forma como intervêm na sociedade (Castells, 2012; Bucci, 2016). Desta forma, há muito para se debater, refletir e compartilhar.
A programação completa será divulgada em breve. Dúvidas podem ser enviadas no e-mail jornadascomunicacaofluc@gmail.com.

