13 de fevereiro de 2025
A chamada de trabalhos para o Dossiê “Gêneros cinematográficos e audiovisuais: processos de criação no Brasil”, da Revista Passagens, do PPGCOM da Universidade Federal do Ceará, continua recebendo propostas até 21 de fevereiro.
Interessam, principalmente, abordagens que voltam-se para as pesquisas sobre o fazer artístico, tais como a Poética (Valery, 2018), a Crítica de Processo (Salles, 2011; 2017), e a Teoria de Cineastas (Baggio, Graça & Penafria, 2015; 2020). Assim, o dossiê abre-se para propostas de artigos que versem sobre os processos de criação de obras cinematográficas e audiovisuais de gênero no Brasil. Neste sentido, há alguns focos basilares, porém, não excludentes, como:
- Processos de criação de filmes/obras audiovisuais que tenham perfil de gênero (ação, comédia, drama, fantástico, ficção científica, film noir, musical, terror, thriller e western);
- Análises de filmes/obras audiovisuais de gênero que tragam relevo para aspectos dos processos de criação;
- Papéis criativos de cineastas em filmes/obras audiovisuais que tenham perfil de gênero;
- Relações artísticas em processos de criação coletivos para a realização de filmes/obras audiovisuais de gênero;
- Aspectos contextuais e/ou culturais no fazer do cinema/audiovisual de gênero.
O objetivo do periódico é discutir o significado das práticas comunicativas tanto no campo profissional, quanto na pesquisa, buscando promover e divulgar o conhecimento científico e técnico na área de Comunicação, com enfoque especial sobre as práticas socioculturais engendradas pelas mídias atuais e na análise crítica das linguagens fotográfica e audiovisual.
A Revista recebe trabalhos tanto em fluxo contínuo quanto em dossiês (números especiais). A autoria pode ser individual ou coletiva, com pelo menos um autor com título de Doutor ou Mestre. Mestrandos podem submeter artigos e ensaios, desde que haja um autor doutor assinado. A resenha pode ser assinada por mestrandos.
Mais detalhes sobre a chamada e as normas para submissões estão disponíveis.

