13 de fevereiro de 2025
A Revista Uninter de Comunicação (RUC) destaca em sua nova edição a relação entre a Comunicação e o Meio Ambiente. No cenário de urgência global atual, marcado pela recorrência de eventos climáticos extremos, ganha relevância a reflexão sobre como processos de comunicação têm tratado esses fenômenos.
Na apresentação do periódico, as editoras da edição, Eloisa Beling Loose e Eliege Fante, enfatizam a necessidade cotidiana de se ressaltar a comunicação ambiental. “Se está cada vez mais difícil aos negacionistas das mudanças climáticas refutarem tanto os resultados das pesquisas científicas como os eventos extremos vivenciados no dia a dia em todas as partes da Terra, o desafio de comunicar a dimensão ambiental se agiganta”, pontuam.
Cientes do aumento da desinformação, para as editoras, discutir a integridade da informação climática, é uma das maneiras de refletir sobre as conexões entre comunicação e governança. “Os trabalhos reunidos aqui buscam valorizar os esforços de jovens investigadores que se aventuram pelas interfaces da Comunicação e do Meio Ambiente, além de contemplar a dedicação daqueles mais experientes”, apontam.
Além de quatro artigos que integram o dossiê, a edição conta com outros seis estudos de temáticas variadas. São contribuições que vêm de diversas regiões do país, desde o Sul até Norte e Nordeste, reforçando a relevância da RUC e do trabalho de pesquisa desenvolvido na instituição.
A edição completa pode ser conferida aqui.
Vale lembrar que a RUC recebe trabalhos em fluxo contínuo, além de publicar chamadas específicas para dossiês. As submissões devem ser feitas pelo site da revista.

