13 de fevereiro de 2025
A edição 29- jan/jun 2025 da Revista Ação Midiática já está no ar com o dossiê temático “Comunicação, algoritmos e cultura contemporânea”. A partir de perspectivas voltadas às discussões em comunicação, o material congrega análises empíricas e reflexões teóricas sobre a presença dos algoritmos nas mídias contemporâneas.
Com isso, a edição traz reflexos dessa tecnologia no que se refere à mídia e à cultura, no intuito de reunir discussões sobre os desdobramentos de tal técnica. A publicação conta com contribuições sobre a importância dessa tecnologia para as profissões já instituídas no cenário comunicacional, assim como para novas ocupações que tendem a surgir, no ambiente midiático,como desdobramento da renovação tecnológica contemporânea.
Esta edição aborda ainda a presença crescente dos instrumentos para aprendizado de máquina(machine learning), aprendizado profundo (deep learning) e inteligência artificial em suas diferentes dimensões, pensando os diversos desdobramentos no presente, assim como sobre as direções possíveis de inferir para o futuro.
O material completo está disponível aqui.
A Revista Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura é a publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com periodicidade semestral, propõe-se a permitir o debate sobre a pesquisa em comunicação. A publicação contempla artigos relacionados à dossiês temáticos, seções com temas livres e resenhas. O periódico é destinado a pesquisadores, profissionais, professores e estudantes da área, bem como dos campos que apresentam interface com a comunicação.

