GP COMUNICAÇÃO E MODA

EMENTA: O Grupo de Pesquisa Comunicação e Moda tem por objetivo estudar a moda, entendida como fenômeno de comunicação e de cultura. Na convergência desses saberes investiga a influência que esses fenômenos exercem nas práticas de vida e na constituição dos indivíduos, bem como em seus empenhos criativos e no fortalecimento de suas redes de afeto. Abriga pesquisas que promovam o diálogo interdisciplinar entre os campos da moda e da comunicação, podendo se desdobrar em estudos como: moda, comunicação e cultura; moda e aparência; moda e corpo; moda e mídias; moda e consumo; moda e identidade/alteridade/diversidade; moda e estética; moda, arte e performance; moda e significação; moda e linguagens; moda decolonial; moda afro-brasileira; moda indígena; entre outras.

PALAVRAS-CHAVE: moda; comunicação; cultura; corpo; estética.

E-MAIL DO GRUPO: gp.comunicacaoemoda@intercom.org.br

COORDENADORA: Renata Pitombo Cidreira (UFRB)

Currículo lattes

 

 

 

 

VICE-COORDENADORA: Maria Nazareth Bis Pirola (UFES)

Currículo lattes

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

ACOM, Ana Carolina. O Ser e a Moda: a metafísica do vestir. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023.

BARNARD, Malcolm. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

BARRETO, Carol. Modativismo: quando a moda encontra a luta. São Paulo: Paralela, 2024.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. tradução Carlos Alberto Medeiros; 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.

BRAGA, João; PRADO, Luis André do. História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências. São Paulo: Disal Editora, 2011.

CALANCA, Daniela. História Social da Moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

CIDREIRA, Renata Pitombo. As Formas da Moda: comportamento, estilo e artisticidade. São Paulo: Annablume, 2013.

CIDREIRA, Renata Pitombo. A moda numa perspectiva compreensiva. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2014.

CIDREIRA, Renata Pitombo. A sagração da aparência: o jornalismo de moda na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2011.

CIDREIRA, Renata Pitombo et al. As vestes da Boa Morte. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2015.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Moda e Crítica: prazer, julgamento e avaliação. Salvador: EDUFBA, 2022.

CIDREIRA, Renata Pitombo. O Belo Contemporâneo: corpo, moda e arte. Aracaju: J.Andrade, 2019.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

DOBRA[S] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 40, p. 1–2, 2024. Dossiê Vestires plurais dos povos originários. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/548 Acesso em: 22 fev. 2025

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Trad.Fanny Wrabel. Rio de Janeiro. Zahar Editores S.a, 1978.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro, 11. ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HAN, Byung-Chul. A salvação do belo. Petrópolis: Vozes, 2019.

KRENAK, Ailton. O Futuro é Ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

LE BRETON, David. Antropologia do Corpo. Tradução de Fábio Creder Lopes. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LIPOVETSKY, Gilles. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LODY, Raul. Moda e história: as indumentárias das mulheres de fé. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Tradução de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4. ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

MARQUES DE MELO, José. Comunicacao social: teoria e pesquisa. 6. ed. Petropolis: Vozes, 1978.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix, 1964.

MIRANDA, Ana Paula; DOMINGUES, Izabela. Consumo de ativismo. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.

PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da Formatividade. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

SCHMITZ, Daniela; WAJNMANM, Solange. A Moda na Mídia: produzindo costuras. Curitiba:Appris, 2018.

SILVA, Tarcízio. Racismo algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2022.

SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda e outros escritos. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais de sociologia: indivíduo e sociedade. Tradução de Pedro Caldas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

SODRÉ, Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes,1999.

SOUZA, Gilda de Mello e. O Espírito das Roupas: a moda no século dezenove. 2ª edição. São Paulo/Rio de Janeiro: Companhia das Letras/Outro sobre Azul, 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

VALVERDE, Monclar. Pequena estética da comunicação. Salvador: Arcádia, 2017.

VIEIRA, Gina Rocha Reis; LEAHY, Renata Costa; CIDREIRA, Renata Pitombo. Politeísmos corporais: aparência, arte e ativismo. Salvador: EDUFBA, 2024.

WAIZBORT, Leopoldo. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo:USP, Curso de Pós-Graduação em Sociologia: Ed.34, 2000.