20 de fevereiro de 2025

Entre as muitas atividades da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), estão os Grupos de Pesquisa. (GPs). Eles têm como objetivo reunir pesquisadores/pesquisadoras e profissionais que desejam investigar ou construir um campo temático específico na área da Comunicação e suas interfaces, bem como temas emergentes de aprofundamento teórico-metodológico.
Todos os GPs organizados a partir da ação de associadas e associados da entidade, que coordenam as ações dos GPs ao longo do ano. São os(as) associados(as) que realizam os pedidos de criação ou reproposição.
Cada grupo de pesquisa em atividade teve o apoio de pelo menos 18 pesquisadores(as) associados(as) da Intercom. A chamada aconteceu em dezembro de 2024 e, nesta semana, a diretoria científica divulgou os GPs aceitos para compor o próximo triênio.
“A partir dessa mobilização e trabalho coletivo, as propostas encaminhadas foram analisadas por uma Comissão de Avaliação, que elaborou um parecer, aprovado em reunião da Diretoria da Intercom. Foram analisados relatórios de atividades dos GPs nos últimos três anos, 32 pedidos de reproposição e duas propostas de criação de novos GPs”, afirma Iluska Coutinho, diretora científica da Intercom.
Os 32 grupos aprovados demonstram o amadurecimento da comunicação como um campo de conhecimento, capaz de se transformar e enfrentar os desafios do presente, tal como reforça o tema do Congresso Nacional da Intercom de 2025. A diretora científica enfatiza exatamente esse papel dos grupos, que se transformam junto com a comunicação ano após ano.
Por isso, há uma alternância nos temas e nos interesses de pesquisa, respeitados e incentivados pela Intercom. Para 2025, destaque para dois novos grupos formados: Comunicação e Moda e Comunicação e Desinformação.
“A criação de novos grupos e atualização de ementas e mesmo de nomes de alguns grupos revela o compromisso de pesquisadoras e pesquisadores de acompanharem as demandas sociais, e mesmo desenvolver soluções para elas”, diz Iluska.
Além dos novos grupos, 2025 tem outra novidade: a criação de divisões temáticas. São cinco, no total, que estimularão parcerias em pesquisas e eventos, bem como no Congresso Nacional.
“Os grupos de pesquisa da Intercom materializam parte do processo de construção do conhecimento não apenas na área de Comunicação, mas também em campos com os quais ela faz interfaces, esse nome inclusive de uma das divisões temáticas aprovadas, Comunicação e Interfaces. Nas pesquisas realizadas, trabalhos apresentados e debates que ocorrem a partir dos grupos é possível perceber mudanças importantes, tensionadas pela tecnologia e pelos processos sociais e culturais que lhes atravessam”.
As outras quatro divisões temáticas, além da Comunicação e Interfaces, são: Comunicação e Práxis Profissionais; Comunicação Audiovisual e Multimídia; Epistemologias da Comunicação e; Comunicação e Movimentos Sociais.
Confira a lista dos 32 GPs da Intercom:
COMUNICAÇÃO E PRÁXIS PROFISSIONAIS: Gêneros Jornalísticos; Teorias do Jornalismo; Jornalismo Audiovisual; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Produção Editorial e; Comunicação e Trabalho.
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E DIGITAL: Estudos de Televisão; Fotografia; Rádio e Mídia Sonora; Tecnologias e Culturas Digitais; Ficção Televisiva Seriada e; Cinema.
EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO: Folkcomunicação; Geografias da Comunicação; Teorias da Comunicação; Semiótica da Comunicação; Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente e; Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades.
COMUNICAÇÃO E INTERFACES: Comunicação e Religiões; Comunicação e Educação; Comunicação e Esporte; Comunicação, Música e Entretenimento; Comunicação e Moda e; Comunicação e Culturas Urbanas.
COMUNICAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: Comunicação, Alteridade e Diversidade; Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão; Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico; Políticas e Estratégias de Comunicação; Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura; Comunicação para a Cidadania e; Comunicação e Desinformação
Confira as ementas, coordenação e mais informações sobre os GPs da Intercom neste link.

