27 de fevereiro de 2025

A Revista EPTIC (Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS),  está com chamada aberta para a submissão de trabalhos que irão integrar o dossiê temático ‘Políticas de Comunicação na Argentina: Conflitos, Resistências e Crise Democrática’, a ser publicado na terceira edição de 2025 (vol. 27, n. 2, mai-ago.). Para isso, o prazo de envio de trabalhos é até 30 de abril de 2025.

A ementa do dossiê considera o contexto histórico do país, que reconhece que as políticas de comunicação na Argentina, em particular aquelas vinculadas ao setor da radiodifusão, historicamente privilegiaram o desenvolvimento do setor privado comercial. Mas, em um contexto de mudanças aceleradas, inseridas em transformações mais amplas que transcendem as fronteiras nacionais —como a crescente plataformização da comunicação e a disseminação das inteligências artificiais generativas—, o dossiê busca reunir pesquisas que analisem a evolução e o estado atual das políticas de comunicação na Argentina, a partir da perspectiva crítica oferecida pela Economia Política da Comunicação (EPC).

Para esta chamada de trabalhos, esperam-se artigos que proponham reflexões críticas sobre os seguintes aspectos:

  • Evolução e estado atual das políticas de comunicação na Argentina;
  • Políticas de comunicação em governos de extrema direita;
  • Debates teóricos e metodológicos no campo da EPC na Argentina e na América Latina;
  • Políticas atuais para os meios comunitários e sem fins lucrativos;
  • A sociedade civil e suas demandas em matéria de comunicação diante da reconfiguração do Estado;
  • Política de publicidade oficial em nível nacional e subnacional;
  • O papel das plataformas globais nos mercados audiovisuais locais;
  • Debates e iniciativas regulatórias sobre plataformas digitais;
  • Regulação e impacto da Inteligência Artificial na comunicação e nos meios de comunicação;
  • Modelos de televisão e rádio pública-estatal;
  • Estrutura dos mercados infocomunicacionais e concentração;
  • Precarização do trabalho em tempos de digitalização e plataformas;
  • Políticas de conectividade e serviço universal;
  • Infraestrutura pública de telecomunicações e conectividade.

As normas para submissões estão disponíveis no site da Revista.

 

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