27 de fevereiro de 2025
A Revista EPTIC (Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), está com chamada aberta para a submissão de trabalhos que irão integrar o dossiê temático ‘Políticas de Comunicação na Argentina: Conflitos, Resistências e Crise Democrática’, a ser publicado na terceira edição de 2025 (vol. 27, n. 2, mai-ago.). Para isso, o prazo de envio de trabalhos é até 30 de abril de 2025.
A ementa do dossiê considera o contexto histórico do país, que reconhece que as políticas de comunicação na Argentina, em particular aquelas vinculadas ao setor da radiodifusão, historicamente privilegiaram o desenvolvimento do setor privado comercial. Mas, em um contexto de mudanças aceleradas, inseridas em transformações mais amplas que transcendem as fronteiras nacionais —como a crescente plataformização da comunicação e a disseminação das inteligências artificiais generativas—, o dossiê busca reunir pesquisas que analisem a evolução e o estado atual das políticas de comunicação na Argentina, a partir da perspectiva crítica oferecida pela Economia Política da Comunicação (EPC).
Para esta chamada de trabalhos, esperam-se artigos que proponham reflexões críticas sobre os seguintes aspectos:
- Evolução e estado atual das políticas de comunicação na Argentina;
- Políticas de comunicação em governos de extrema direita;
- Debates teóricos e metodológicos no campo da EPC na Argentina e na América Latina;
- Políticas atuais para os meios comunitários e sem fins lucrativos;
- A sociedade civil e suas demandas em matéria de comunicação diante da reconfiguração do Estado;
- Política de publicidade oficial em nível nacional e subnacional;
- O papel das plataformas globais nos mercados audiovisuais locais;
- Debates e iniciativas regulatórias sobre plataformas digitais;
- Regulação e impacto da Inteligência Artificial na comunicação e nos meios de comunicação;
- Modelos de televisão e rádio pública-estatal;
- Estrutura dos mercados infocomunicacionais e concentração;
- Precarização do trabalho em tempos de digitalização e plataformas;
- Políticas de conectividade e serviço universal;
- Infraestrutura pública de telecomunicações e conectividade.
As normas para submissões estão disponíveis no site da Revista.

