06 de março de 2025
A chamada para submissão de artigos para o Dossiê Temático “Serviço Público de Média e Inovação”, da Revista Comunicação Pública, está aberta. O prazo segue até 7 de julho.
A proposta da edição parte da compreensão que a perspetiva da inovação deve ser algo intrínseco aos Serviços Públicos de Média, especialmente no sentido de a perceber como um fenômeno que deve ser abordado em diferentes dimensões, ou seja, não apenas em termos tecnológicos, mas também no âmbito do simbólico.
Este dossiê justifica-se, sobretudo, por considerar que é a partir do repto da integração no caráter multidimensional de uma cultura da inovação – envolta de participação social e transparência – que as ações contínuas e/ou estratégias (de curto, médio e longo prazo) dos Serviços Públicos de Média podem se fortalecer e contribuir para a ampliação da legitimidade e da sustentabilidade sociais dos meios públicos, de modo a superar um passivo simbólico de estagnação.
Assim, para atender os objetivos e enfoques pretendidos neste material, sugere-se como temas possíveis:
- Perspetivas de inovação adotadas pelos Serviços Públicos de Média (e/ou de Radiodifusão) em diferentes territórios;
- Políticas de Comunicação para a cultura da inovação no âmbito dos Serviços Públicos de Média;
- Serviços Públicos de Média e o contemporâneo ecossistema mediático sociodigital;
- Plataformização e uso de ferramentas de inteligência artificial pelos Serviços Públicos de Média;
- Questões éticas na integração de emissoras públicas ao ambiente mediático sociodigital;
- Quadro regulatório dos Serviços Públicos de Média em diferentes países/regiões transnacionais;
- A perspetiva (e os desafios) do “AI Act”e do “Digital Services Act” (e de outros dispositivos normativo-regulatórios sobre Serviços Digitais e uso de Inteligência de diferentes países) para os Serviços Públicos de Média;
- Média públicos e inovação no combate a fenómenos políticos e sociais contemporâneos, como desinformação, a disseminação das fake news, discursos de ódio e populismos;
- Média Públicos, Participação Social e Accountability;
- Média Públicos e Literacia Mediática;
- Média Públicos, Integridade, Qualidade e Confiança na Informação;
- Média Públicos e Acessibilidade;
- Médios Públicos e Inovação no campo da Representatividades Social.
A publicação deste número especial está prevista para 15 de dezembro de 2025. A submissão deve ser feita através da plataforma da Revista, seguindo as diretrizes estabelecidas.

