13 de março de 2025

As inscrições e submissões para o XXVIII Encontro Socine (Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual) seguem abertas até 30 de março. O evento deste ano será na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, de 30 de setembro a 03 de outubro de 2025 e terá como tema “Olha já! Do Extrativismo de Imagens ao Cinema Amazônico”.

Pela primeira vez o evento irá até a Amazônia. Para nomear o tema do encontro, foi uma das gírias mais conhecidas e polissêmicas do Norte: a expressão “Olha já!”. No contexto da pesquisa em cinema e audiovisual, ela nos convida à reflexão acerca da construção dos olhares sobre a região, centro de disputas mundiais, mas esquecida no cenário nacional. O tema convoca um olhar urgente, engajado nas pautas da mudança climática, da preservação ambiental, da sustentabilidade, da defesa dos povos originários, que estão entre as lutas mais importantes do contemporâneo. O olhar do cinema tem um papel essencial nesse campo político, pela possibilidade de promover a denúncia social e a ecocrítica, de representar as identidades e as culturas locais, de difundir histórias e memórias.

Segundo dados da Ancine, o Norte tem os menores índices de participação relativa de empregos gerados no setor audiovisual do país, com apenas 5%. De acordo com o último mapeamento do Forcine, somente 4% dos cursos de cinema e audiovisual estão na região. A relação entre os espaços de formação e o desenvolvimento do setor produtivo é evidente. A Universidade Federal do Pará, sede do encontro da Socine deste ano, ainda é a única instituição dos sete estados do Norte que tem um Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual.

Para os(as) interessados(as) em participar com submissão de pesquisas, o formato de apresentação deverá ser escolhido a partir das quatro modalidades: comunicação individual; seminário temático; sessão pré-constituída; e eixo temático. Os detalhes de cada espaço estão disponíveis aqui.

Tags: