13 de março de 2025
A chamada de artigos para o dossiê “O mundo (re)visto: estéticas geopolíticas em um cinema policêntrico”, continua aberta, com novo prazo para envio de artigos: dia 20 de março.
A chamada pretende coletar artigos e reflexões que se inquietam com cinematografias policêntricas, novas possibilidades epistemológicas e visadas transnacionais, regionais e multilocais, no sentido de uma revisão crítica das formas como os mundos repercutem em análises fílmicas ou teorias descentralizadas, alternativas a uma perspectiva eurocêntrica de mundos cinematográficos.
Por isso, são convidados à publicação, artigos sensíveis a uma reconfiguração geopolítica e epistemológica do cinema e do audiovisual, nas quais os mundos são revistos e percebidos por outros prismas e ângulos, em escalas variáveis que tornem possível reconhecer e interrogar a multiplicidade dos mundos que se articulam, se confrontam e se entrelaçam na história do cinema e do audiovisual. Seja para compreender as inquietantes variações de pontos de vista que definem a montagem cinematográfica, seja para situar os fluxos dos filmes nas redes e teias móveis das quais emergem e nas quais circulam, podem ser combinados conceitos de projeção, perspectiva e escala (Doane, 2021) e abordagens baseadas em atlas cartográficos (Andrew, 2004; 2010; 2013), geografias flexíveis (Nagib, 2006) ou em atlas de imagens (Ribeiro, 2023), entre outras possibilidades.
Entre outros eixos possíveis estão:
- Discutem, em uma perspectiva teórica, as implicações de expressões como “Cinema mundial”, “World Cinema”, “estética geopolítica” etc;
- Propõem análises comparadas de obras de diferentes cinematografias e diferentes contextos culturais;
- Analisam filmes e produções audiovisuais que problematizam o conceito de “mundo” e/ou “planeta”;
- Propõem cartografias inovadoras ou alternativas e experimentam perspectivas diversas de cinema comparado, como constelações, atlas de imagens e outras;
- Perspectivas contra-coloniais e decoloniais nos estudos de cinema e audiovisual assim como revisões historiográficas vindas de arquivos e práticas de contra-arquivo;
- Problemas e conflitos de escala (tanto no sentido estético quanto no sentido geográfico) no estudo do cinema e do audiovisual;
- Revisão crítica, usos e limites dos conceitos de cinema mundial, cinema regional, cinema nacional etc;
- Cosmopolíticas e cosmopoéticas do cinema, naturezas, planetaridades, ecocrítica, e mundos por vir, mundos não-humanos, ou mais-que-humanos.
Os artigos submetidos devem seguir as normas editoriais da Revista, disponíveis aqui.
A revista ALCEU é uma revista de comunicação, cultura e política do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

