20 de março de 2025

Já estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Caravana Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), ação que irá selecionar quatro veículos de jornalismo local para receber e oferecer treinamentos com as temáticas mais urgentes de cobertura na região — com foco em questões climáticas. Segundo a Associação, o objetivo é fortalecer o trabalho que já é realizado localmente a partir de oficinas de jornalismo investigativo e apoio financeiro.

Representantes das iniciativas podem se inscrever até 1° de abril, via formulário. Para a Caravana, buscam-se veículos locais que possuam uma atuação fortalecida com a sua comunidade, que tenham uma trajetória no campo do jornalismo e da comunicação, e realizem a cobertura ambiental em suas comunidades e territórios, considerando as emergências climáticas e a diversidade dos biomas brasileiros.

O desenho da formação será feito a partir das necessidades identificadas pela organização, no intuito de construir uma rede de colaboradores e correspondentes locais. As iniciativas que se encaixarem nos critérios do projeto serão contactadas para uma entrevista. As selecionadas receberão um recurso para o desenho da formação, produção dos encontros e bolsas para os participantes.  Em caso de dúvida sobre o processo, o e-mail para contato é  ninaweingril@abraji.org.br.

O projeto é realizado pela Abraji e financiado pela Fundação Ford. Nele, serão feitos encontros online e presenciais, além de articulações nacionais e a promoção de projetos independentes.

O Projeto Caravana existe desde 2023 para apoiar o fortalecimento do jornalismo local brasileiro, realizando formações presenciais e online, encontros de trocas de saberes, apoio financeiro e articulação comunitária.

 

Tags: