27 de março de 2025
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Internacional – Brasil irão selecionar 12 jornalistas da Amazônia Legal para o 20º Congresso em São Paulo. O objetivo da ação é promover a democracia ambiental e a proteção dos/as defensores/as do meio ambiente no Brasil. Além da Abraji e da Transparência Internacional – Brasil, integram o projeto o Instituto Centro de Vida (ICV), o Instituto Ethos e a Operação Amazônia Nativa (OPAN).
Os/as interessados/interessadas em participar da seleção devem se inscrever pelo formulário disponível no site da Abraji até o dia 03 de abril. Os profissionais escolhidos terão apoio para participar do evento, com passagens aéreas, hospedagem, etc.
São considerados jornalistas da Amazônia legal os profissionais que têm residência e atuação nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
De acordo com a organização, serão priorizadas as candidaturas de pessoas que tenham publicado pelo menos uma reportagem sobre crimes ambientais, impactos socioambientais de grandes obras de infraestrutura ou defensores/as ambientais, sejam esses conteúdos produzidos por jornalistas experientes ou em início de carreira.
As inscrições serão avaliadas por uma comissão composta por representantes da Abraji e da Transparência Internacional – Brasil. Serão considerados critérios de diversidade e inclusão, como gênero, etnia, raça, região e deficiência.

