03 de abril de 2025
Compreender as múltiplas formas e dimensões da violência na sociedade brasileira é o tema central da 17ª Edição do Prêmio Fernando Pacheco Jordão para Jovens Jornalistas. Organizado pelo Instituto Vladimir Herzog e pela Lei Rouanet, mais uma vez a premiação conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Os(as) interessados(as) em participar devem construir seus conteúdos com base nos dados mais recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), no Atlas da Violência 2024 e nas pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Dessa maneira, é necessário buscar a construção de pautas que destaquem as violências, de que forma elas impactam na vida cotidiana, e contribuam, dessa forma, para reflexões acerca do Brasil mais justo, igual e seguro.
As pautas deverão ser desenvolvidas exclusivamente no formato de vídeo (reportagem ou documentário) com duração máxima de 15 minutos. As propostas devem ainda ter um indicativo de qual veículo de informação (necessariamente da Instituição a qual os estudantes estão matriculados) o conteúdo será veiculado, nomeando o editor ou profissional responsável por essa pactuação.
Só podem se inscrever no prêmio estudantes de graduação devidamente matriculados em cursos de Jornalismo, sendo que os grupos devem ser formados por no mínimo 2 (dois) e no máximo 3 (três) estudantes e um/uma professor/professora orientador/orientadora. Tais estudantes não precisam estar no mesmo período do curso, porém, cada estudante só pode estar em um grupo inscrito. Outro ponto estabelecido pelo regulamento é que pelo menos um dos estudantes deve ter sido beneficiado por alguma política de ação afirmativa.
As inscrições com as propostas de pauta encerram no dia 06 de abril, sendo feitas exclusivamente pelo site do prêmio.
No total, cinco propostas de pauta serão vencedoras (uma de cada região do país). Para a realização da pauta, o grupo receberá um financiamento de R$5 mil reais e contará com o apoio de um jornalista mentor indicado pelo Instituto para a produção da reportagem ou documentário.
Além disso, os integrantes do grupo vencedor terão suas despesas pagas para uma viagem para São Paulo entre os dias 8 a 13 de julho, onde participarão do evento de diplomação do PJJ e do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (de 10 a 12 de julho).
O processo avaliativo segue de 7 a 21 de abril e a divulgação das pautas vencedoras pelo Instituto acontecerá em 25 de abril. A entrega final da reportagem está marcada para o dia 5 de julho.

