03 de abril de 2025
Profissionais que atuam no audiovisual já podem se inscrever para a Seleção TV Brasil, uma ação da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), em parceria com a Ancine e o Ministério da Cultura, que vai investir R$110 milhões na produção de conteúdos brasileiros de formatos diversos para compor a grade de programação da TV Brasil e das emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública.
O intuito é atuar de forma estratégica para o fortalecimento da radiodifusão pública e o desenvolvimento da indústria audiovisual brasileira. A Seleção TV Brasil é o maior investimento da história destinado ao campo público e deve ampliar a participação da radiodifusão pública no mercado audiovisual, através da contratação de, no mínimo, 35 produções de conteúdo audiovisual brasileiro.
Estruturada a partir do perfil de programação do potencial de audiência, a Seleção TV Brasil compreende o investimento em filmes e séries nas seguintes temáticas:
- Infantil: obras seriadas, com 26 episódios de 7 a 13 minutos;
- Infanto-Juvenil: obras seriadas, com 13 episódios de 26 minutos;
- Natureza e Meio Ambiente: obras seriadas, com 8 a 13 episódios, de 26 ou 52 minutos;
- Futebol Feminino: telefilme, unitário, longa-metragem;
- Sociedade e Cultura: obras seriadas com 8, 13 ou 26 episódios, de 26 ou 52 minutos
- Produção e Finalização de Longas-Metragens: longa-metragem com lançamento em salas de cinema;
- Coprodução de Novela: obras seriadas, com 40 a 60 episódios, de 52 minutos.
Os(as) interessados(as) em participar vão integrar uma seleção de três etapas subsequentes e eliminatórias: Habilitação (análise da documentação); Avaliação Preliminar (análise do projeto); e Avaliação Final ( pitching com os projetos selecionados na Avaliação Preliminar).
A inscrição segue aberta até 5 de maio. O edital completo com as informações sobre a Seleção TV Brasil está disponível aqui.

