10 de abril de 2025

10 de abril de 2025
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) disponibilizou a chamada de trabalhos para o 48° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025). A chamada contempla as instruções para a participação de congressistas tanto na etapa remota quanto na presencial do evento.
Doutores(as), doutorandos(as), mestres(as), mestrandos(as), especialistas, estudantes de especialização e profissionais com Ensino Superior podem submeter trabalhos no 25º Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom (GPs), no 21º Encontro com Autores-Editores de Publicação Recentes em Comunicação (Publicom) e no X Colóquio Brasil-Estados Unidos de Ciências da Comunicação. Já estudantes de graduação e recém-graduados/graduadas podem submeter seus trabalhos na 21º Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Júnior).
“No Congresso 2025 a Intercom retorna a Vitória depois de três décadas com expectativa alta. O tema do Congresso convida a pensar nas transformações que Sociedade e Comunicação enfrentam, e seus reflexos na pesquisa, na formação, nas práticas profissionais e no diálogo com cidadãs e cidadãos, propiciado pela extensão”, afirma a diretora científica da Intercom, Iluska Coutinho (UFJF).
Para o congresso ficar ainda melhor, neste ano há mudanças na chamada deste ano, incluindo a presença dos novos Grupos de Pesquisa da Intercom, aprovados e divulgados no começo deste ano.
Os(as) congressistas precisam estar atentos(as) às regras de submissão deste ano, incluindo a forma de apresentação do trabalho, que deverá já ser escolhida no momento da submissão. Ou seja, ao submeter o trabalho, será necessário selecionar se o mesmo é destinado para a etapa remota – que acontece de 11 a 16 de agosto – ou se é para a etapa presencial – a ser realizada entre os dias 02 e 05 de setembro na Faesa, em Vitória, Espírito Santo.
Os trabalhos para o X Colóquio Brasil-Estados Unidos, no entanto, só poderão ser apresentados na modalidade presencial, entre os dias 01 e 02 de setembro.
No momento da submissão de todos os trabalhos, também é necessário informar se o(a) autor(a) irá publicar o texto completo ou o resumo expandido nos anais do evento, remetendo para uma avaliação no sistema um único arquivo formatado, considerando o modelo padrão correspondente.
“As Coordenações de GPs, Diretoria Científica e equipe técnica da Intercom avaliaram as experiências de 2023 e 2024, em que houve envio de texto posterior à aprovação. A submissão em dois tempos dava menos agilidade ao processo de produção de anais, e em alguns casos, autores(as) acabavam não enviando o texto completo. Com o envio na submissão será possível publicar os anais antes da etapa presencial, o que tornaria os debates nos GPs ainda mais potente”, reforça Iluska.
Neste ano, os textos completos devem ter entre 8 e 10 páginas e os resumos ter entre três e quatro mil caracteres, ambos incluindo as referências. “Pesquisadoras e pesquisadores podem optar por não publicar seu texto completo. Nesse caso, submeter um resumo expandido entre 3 e 4 mil caracteres que também integrará os anais do Congresso Intercom”.
No caso do Intercom Júnior, somente serão aceitos artigos completos.
Regras para os Grupos de Pesquisa
Sob coordenação da diretora científica, os Grupos de Pesquisa são espaços abertos para o compartilhamento de pesquisas com temáticas diversificadas da área da comunicação. Dessa maneira, podem submeter trabalhos autores/autoras que apresentem pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, relatos de experiência de extensão ou práticas profissionais e de ensino no campo da Comunicação e suas interfaces, desde que acompanhadas de reflexão acadêmico-científica sobre os processos.
Em 2025, os GPs da Intercom foram divididos em cinco grandes divisões temáticas, sendo: Comunicação e Práxis Profissionais; Comunicação Audiovisual e Digital; Comunicação e Interfaces; Epistemologias da Comunicação; Comunicação e Movimentos Sociais. Confira a lista completa de GPs:
COMUNICAÇÃO E PRÁXIS PROFISSIONAIS
GP Gêneros Jornalísticos
GP Teorias do Jornalismo
GP Jornalismo Audiovisual
GP Publicidade e Propaganda
GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
GP Produção Editorial
GP Comunicação e Trabalho
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA
GP Estudos de Televisão
GP Fotografia
GP Rádio e Mídia Sonora
GP Tecnologias e Culturas Digitais
GP Ficção Televisiva Seriada
GP Cinema
EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
GP Folkcomunicação
GP Geografias da Comunicação
GP Teorias da Comunicação
GP Semiótica da Comunicação
GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
GP Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades
COMUNICAÇÃO E INTERFACES
GP Comunicação e Religiões
GP Comunicação e Educação
GP Comunicação e Esporte
GP Comunicação, Música e Entretenimento
GP Comunicação e Moda
GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas
COMUNICAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
GP Comunicação, Alteridade e Diversidade
GP Comunicação, Mídia e Liberdade de Expressão
GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico
GP Políticas e Estratégias de Comunicação
GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
GP Comunicação para a Cidadania
GP Comunicação e Desinformação
A submissão em todos os GPs deve seguir o modelo-padrão de resumo expandido ou artigo completo, ambos disponíveis na chamada de trabalhos.
Publicações no Publicom
Coordenado pela diretora editorial da Intercom, Nara Lya Cabral Scabin (PUC Minas), o Publicom é um espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso nacional. O objetivo é apresentar as obras de autores(as), bem como de editores/editoras, possibilitando o diálogo com os(as) leitores(as).
Na edição do Congresso Nacional de 2025, o Publicom acontecerá tanto na etapa remota, quanto na presencial, sendo necessário os(as) interessados(as) optarem por uma das duas modalidades no momento da submissão da proposta.
No caso do Publicom, não há limite máximo de propostas de lançamento, mas todas serão avaliadas quanto à aderência ao campo da Comunicação, bem como à adequação à chamada, que pode ser acessada aqui.
Chamada para o Intercom Júnior
Já está disponível também a chamada de trabalhos para participação no Intercom Júnior, coordenado pelo diretor regional Norte da Intercom, professor José Tarcísio Oliveira Filho (UFRR). O espaço é dedicado para estudantes de graduação e recém-formados que apresentem resultados de projetos de iniciação científica, laboratórios didáticos, projetos de extensão e de desenvolvimento tecnológico e inovação em interface com pesquisa, disciplina, trabalhos de campo ou oficinas experimentais. É necessário ter um/uma professor/professora orientador/orientadora na coautoria do trabalho.
Vale ressaltar que nesta edição do Congresso, os trabalhos de IJ deverão ser, exclusivamente, no formato de artigos completos, tendo de 8 a 10 páginas (com referência). Os artigos completos devem ser submetidos conforme o modelo padrão, sendo obrigatório o uso do papel timbrado e da formatação indicada.
No Intercom Júnior, estudantes podem submeter suas pesquisas em oito diferentes ementas, sendo: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Audiovisual e Mídias Sonoras, Comunicação, Cultura Digital e Tecnologias, Comunicação e Interfaces, Comunicação e Cidadania e, Comunicação e Marketing.
Sobre o Congresso
Neste ano, o Congresso Nacional terá como tema central: “(Re)pensar a comunicação – ensino, pesquisa e extensão” e a etapa presencial acontece na cidade de Vitória, no Espírito Santo, no Centro Universitário Faesa.
O site oficial do evento está no ar e traz dicas para a comunidade acadêmica que irá participar do congresso presencialmente. Lembrando que também é possível se inscrever na etapa remota (agendada para 11 a 16 de agosto).
As inscrições começam no dia 1 de maio e irão até 07 de agosto. As submissões também serão abertas no dia primeiro e encerrarão no dia 15 de junho. O calendário já está disponível neste link.

