10 de abril de 2025

Estudantes dos cursos de Comunicação Social de todo o país podem submeter suas pesquisas científicas desenvolvidas durante a graduação para publicação na Revista Iniciacom, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A chamada para o terceiro número do ano, cuja publicação ocorre em setembro, durante o Congresso Nacional da entidade, já está aberta para receber estudos de graduandos(as) recém-formados(as) até um ano após a conclusão do curso. O intuito da Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social é valorizar o trabalho do(a) estudante de cursos da área da Comunicação como pesquisador(a) em formação, oportunizando publicações.

Nesta edição, o dossiê temático recebe o mesmo tema dos congressos da Intercom em 2025 “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”. Os trabalhos devem ser submetidos no sistema da revista,de forma online, até 30 de maio. Conforme a chamada, a publicação e lançamento desta edição será feita durante a programação do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025), no Centro Universitário FAESA, em Vitória (ES).

O editor,  Silvio Simon (Univille) destaca  a importância de falar sobre o tema na Revista. “A comunicação enquanto ciência tem na sociedade e em seus contextos um campo amplo para realizar as suas pesquisas. Refletir sobre nossa atuação e nossas práticas relacionadas a esse fazer social é importante para entendermos o nosso papel enquanto meio de conexão com essa sociedade. Por isso, dialogar, pesquisar, escrever e pensar sobre essa temática se torna fundamental para o desenvolvimento desses estudantes, enquanto cientistas e profissionais”.

Todas as diretrizes para as submissões de trabalhos podem ser consultadas aqui. Vale destacar que a Iniciacom publica textos inéditos. Trabalhos apresentados em congressos ou no Intercom Regional também podem ser publicados desde que haja uma nota de rodapé indicando as informações sobre o evento onde foi apresentado. Já trabalhos apresentados no Intercom Júnior Nacional, aprovados para publicação no e-book especial de cada congresso, não serão publicados.

Outro ponto importante para os(as) interessados na submissão é que, caso o número de artigos aprovados seja superior ao número de artigos publicados em cada edição, a Equipe Editorial da Iniciacom dará prioridade aos trabalhos que apresentem maior alinhamento com o escopo temático da publicação. Desse modo, os demais trabalhos em situação de aprovação serão publicados em outras edições, sem prazo pré-estabelecido.

Isso é possível porque o periódico segue diretrizes que garantem a publicação dos trabalhos sem prazo determinado, para que todas as submissões em processo de avaliação sejam consideradas. Em casos específicos, os(as) autores(as) devem aguardar a decisão final da equipe editorial.

As publicações da Iniciacom ocorrem trimestralmente em março, junho, setembro (dossiê com o tema central do congresso nacional) e dezembro, para ampliar as oportunidades aos estudantes que experenciam ou já experenciaram a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, em especial em atividades de iniciação científica.

Por esse propósito é que as avaliações focam o parecer na possibilidade de (re) formulação do texto até a sua qualificação para publicação, já que a Revista privilegia a orientação para a melhoria do trabalho, evitando reprovação sem que seja dada a chance de promover mudanças no texto.

“Dentro da abordagem da temática acreditamos que os fazeres comunicacionias, o pensar da comunicação na sociedade e como abordamos, atuamos e dialogamos a respeito das novas plataformas de comunicação são caminhos possíveis para construir artigos para compor o dossiê, pois irão contribuir para o fortalecimento das discussões envolvendo a temática no congresso”, completa Silvio.

Acesse a chamada completa da Revista Iniciacom aqui.