10 de abril de 2025
Com o tema “Resposta à Mudança Climática: ciência, tecnologia e inovação como aliadas”, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico abriu as inscrições para o 31º Prêmio Jovem Cientista. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de julho, exclusivamente pelo site do prêmio.
São, no total, cinco categorias contempladas: Mestre e Doutor, estudante de ensino superior, estudante de ensino médio, mérito institucional e mérito científico (que celebrará um/uma pesquisador/pesquisadora que tenha, em sua trajetória, se destacado na área da temática do prêmio deste ano).
As premiações em dinheiro caíram de R$12 a R$40 mil.
Linhas de Pesquisa para o Prêmio Jovem Cientista 2025:
- Resiliência e adaptação às mudanças climáticas: estratégias de adaptação em zonas vulneráveis e sistemas preditivos.
- Cidades inteligentes e sustentáveis: planejamento urbano e adaptação às mudanças climáticas com infraestrutura resiliente e mobilidade sustentável.
- Segurança hídrica e alimentar diante das mudanças climáticas: gestão sustentável de recursos naturais e desigualdades sociais.
- Bioeconomia e economia circular no enfrentamento das mudanças climáticas.
- Tecnologias emergentes para mitigação das mudanças climáticas: IOT, inteligência artificial, aplicações de sensoriamento remoto e análise de dados na redução das emissões de gases de efeito estufa.
- Impactos das mudanças climáticas na saúde pública: desafios e estratégias de adaptação para promoção do bem-estar em cenários climáticos extremos.
- Desenvolvimento de combustíveis sustentáveis e hidrogênio verde no combate às mudanças climáticas e pela redução da descarbonização.
- Educação ambiental e digital para prevenção de desastres: engajamento comunitário e capacitação em áreas de risco.
- Impactos das mudanças climáticas na frequência e gravidade dos incêndios florestais: análise de riscos, estratégias de mitigação e recuperação de ecossistemas.
- Soluções de produtos sustentáveis e eficazes para combate a desastres.
- Políticas públicas, gestão integrada e iniciativas colaborativas no enfrentamento das mudanças climáticas e para melhoria da qualidade de vida da população.
Linhas de Pesquisa para a Categoria Estudante do Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista 2025:
a) Soluções sustentáveis para o uso de recursos naturais na escola e na comunidade;
b) Tecnologias digitais e aplicativos para o monitoramento ambiental e climático;
c) Educação ambiental e engajamento comunitário para a prevenção de desastres;
d) Análise dos impactos das mudanças climáticas na saúde e bem-estar;
e) Desenvolvimento de produtos sustentáveis a partir de resíduos; ou
f) Agricultura sustentável e adaptação às mudanças climáticas.

