17 de abril de 2025
A Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC) está com chamada aberta para a publicação de dossiês temáticos dos anos 2025 e 2026. O prazo já está aberto e segue até o dia 31 de maio.
Para submeter propostas de dossiês temáticos, pesquisadores e pesquisadoras precisam enviar a proposta para o e-mail revistaintercom@intercom.org.br, com o título do assunto: “Proposta Dossiê”.
Além disso, é necessário atender às normas estabelecidas pela revista, que são: ser editado por um ou dois pesquisadores de cada país (Brasil e exterior, sendo de universidades diferentes) e ter no mínimo 6 e no máximo 8 artigos (cada um deles com no máximo 45 mil caracteres, incluindo notas e fontes); a proposta de dossiê precisa incluir, obrigatoriamente, um breve currículo dos coordenadores, apresentação do título e do tema (2 mil caracteres), lista de autores, que devem ser procedentes de universidades diferentes e resumo do conteúdo dos artigos (2 mil caracteres); por fim, a proposta, quando aceita, deverá indicar a data de publicação junto com o prazo de entrega dos artigos.
A editora-chefe da Revista, professora Marialva Barbosa (UFRJ), destaca que a chamada para os dossiês tem como propósitos tornar visível os resultados de importantes pesquisas que estão sendo realizadas por redes de pesquisadores, que também incluem resultados de colaborações interdisciplinares e com pesquisadores internacionais.
“Questões contemporâneas enfocando as transformações que impactam o mundo hoje e perspectivas inovadoras vêm sendo estudadas sob as mais variadas perspectivas por pesquisadores brasileiros em redes internacionais enfocando temáticas que dizem respeito ao sul global e às questões que impactam mais de perto este território mundial (crise climática, transformações na ordem econômica mundial, as temáticas da diversidade (gênero, raça etc.), entre tantas outras. Assim, são essas redes que desenvolvem pesquisas com a participação de pesquisadores brasileiros destacados que temos interesse”, explica.
Por também ter a possibilidade de publicações amplas, a RBCC está aberta para publicar artigos e contribuições em qualquer língua estrangeira. “Com isso, estamos também fazendo o movimento estimulado pelos padrões editoriais e de publicação da SciELO de internacionalização cada vez mais expressiva da Revista”, confirma Marialva.
A cada ano serão aprovadas duas propostas para dossiês temáticos, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre anual. Isso porque, a Revista também seguirá com as publicações de fluxo contínuo.
Após aprovada a proposta de dossiê, os/as coordenadores/coordenadoras deverão enviar aos autores as normas de publicação, bem como revisá-las para que sejam cumpridas, redigir a introdução do dossiê e enviar um artigo com esse teor, comprovar que os originais cumprem os objetivos do dossiê e podem propor avaliadores para cada um dos trabalhos.
“A abertura aos dossiês vai deixar mais visível os temas, cada vez mais complexos, que fazem parte da reflexão na área e que são, normalmente, desenvolvidos em redes de cooperação de pesquisa, algumas delas incluindo diversos países, incluindo diálogos com novos territórios, como os países dos chamados BRICS, da África, da Ásia, além dos tradicionais parceiros da América Latina e da Europa. Além disso, há as redes nacionais de pesquisadores que também produzem pesquisas envolvendo parceiros de centros de pesquisa e universidades com temas contemporâneos importantes de serem pensados na área da comunicação, já que o comunicacional envelopa a vida contemporânea no século XXI”, finaliza a professora Marialva.

