17 de abril de 2025

Na próxima quarta-feira (23), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação promove mais uma edição do Café Intercom. O evento terá o formato de palestra remota e discutirá o tema “Seminário Tik Tok: ensinar comunicação não é entreter”, a partir das 17h.

Proposto pela equipe do Fórum Ensicom, esta edição do Café Intercom terá como convidado o jornalista Celso Schröder para discutir o assunto do encontro, compartilhando seu posicionamento crítico “às práticas de ensino dos cursos de Comunicação a partir do abandono das diretrizes curriculares sugeridas pelo Ministério da Educação (MEC) e da submissão acrítica à lógicas das tecnologias e dos modelos de negócio”.

Para o jornalista convidado, entre os caminhos para a construção de um ensino que valorize e destaque mais o jornalismo com qualidade está a retomada ‘do binômio técnica e teoria como base acadêmica, assumir a perspectiva da formação profissional de atores sociais capazes de entender e atuar na realidade a partir da produção técnica eficiente de um jornalismo comprometido com a verdade social. O conhecimento passou a ser tratado como uma experiência lúdica e espontânea que brota a partir de provocações e estímulos sensoriais ou estéticos. A gamificação como estratégia educadora precisa ser urgentemente submetida a uma crítica profunda”, adianta Celso.

O debate vai ao encontro do objetivo central do Fórum Ensicom, proponente do evento, que trabalha em espaços de discussões para abordar questões sobre o Ensino de Comunicação no Brasil. Conforme a integrante do Fórum, Cláudia Moura, o Café Ensicom-Intercom foi criado para apresentar os desafios e as tendências de uma formação superior na área que está passando por transformações e por um processo de reorganização. “O Café Ensicom-Intercom discutirá um assunto necessário, considerando o passado, o presente e o futuro da formação profissional, com a participação de professores(as) e de estudantes de todos os estados, de forma remota”, avalia Cláudia.

Para participar e acompanhar esse debate do Café Intercom basta entrar na transmissão que será feita pelo Youtube da Intercom, especificamente neste link, sem necessidade de inscrição prévia. O evento é destinado a estudantes, docentes, pesquisadores(as), profissionais da área e comunidade em geral. No chat, será disponibilizado um formulário para preenchimento dos dados pessoais para posterior emissão de certificado aos participantes.

ENVIE SUA PROPOSTA DE EVENTO PARA O CAFÉ INTERCOM

Faça parte da agenda do Café Intercom para 2025 enviando sua proposta de evento. O objetivo desse espaço ofertado pela entidade é aproximar pesquisadores(as) do nosso campo e a sociedade, atendendo especificidades culturais e regionais. Associados(as) interessados(as) em uma das agendas têm liberdade de escolher o modelo de apresentação do evento, podendo variar entre uma palestra, seguida de debate aberto ao público; uma mesa redonda com a participação de dois ou mais convidados; ou, ainda, um lançamento de livro.

Associados(as) ativos(as) – ou seja, com a anuidade 2025 quitada – podem enviar suas proposições de evento via formulário. Se você já é associado(a) da Intercom, faça parte do calendário de eventos do Café Intercom. Se ainda não é, mas quiser propor um evento, associe-se e aproveite outros benefícios, como isenção da taxa de inscrição nos congressos regionais  e no nacional de 2025. Saiba mais.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail secretaria@intercom.org.br.