17 de abril de 2025
O dossiê temático sobre Estudos de Recepção e Consumo Midiático da Revista Uninter de Comunicação (RUC) receberá artigos e contribuições até o dia 25 de abril. O prazo, agora prorrogado, é para envios de trabalhos exclusivamente pela plataforma da revista.
No dossiê, o objetivo dos editores é contemplar investigações dedicadas aos estudos de audiências, especialmente às análises de recepção e das práticas de consumo midiático. Entre os temas possíveis, os seguintes são priorizados:
- Revisão crítica da genealogia dos estudos de audiência;
- Revisão crítica das abordagens teóricas relacionadas às audiências;
- Reflexões epistemológicas sobre o estatuto das audiências;
- Discussões sobre experiências metodológicas e seus desafios;
- Práticas emergentes de consumo de mídia e uso de tecnologias;
- Estudos de audiência, big social data e a ambiência digital;
- Algoritmos, inteligência artificial e suas implicações na relação entre mídia e audiências;
- Polarização ideológica e sua relação com as práticas de recepção e consumo de mídia;
- Pactos e tensões entre minorias e representações midiáticas.
- A revista é destinada a publicações de pesquisadores de comunicação e áreas afins, sendo que um dos autores deve ter titulação mínima de mestre. Os artigos submetidos devem seguir as normas da RUC e ser enviados pela plataforma da revista. A publicação do dossiê está prevista para o primeiro semestre de 2025.

