17 de abril de 2025

O dossiê temático sobre Estudos de Recepção e Consumo Midiático da Revista Uninter de Comunicação (RUC) receberá artigos e contribuições até o dia 25 de abril. O prazo, agora prorrogado, é para envios de trabalhos exclusivamente pela plataforma da revista.

No dossiê, o objetivo dos editores é contemplar investigações dedicadas aos estudos de audiências, especialmente às análises de recepção e das práticas de consumo midiático. Entre os temas possíveis, os seguintes são priorizados:

  • Revisão crítica da genealogia dos estudos de audiência;
  • Revisão crítica das abordagens teóricas relacionadas às audiências;
  • Reflexões epistemológicas sobre o estatuto das audiências;
  • Discussões sobre experiências metodológicas e seus desafios;
  • Práticas emergentes de consumo de mídia e uso de tecnologias;
  • Estudos de audiência, big social data e a ambiência digital;
  • Algoritmos, inteligência artificial e suas implicações na relação entre mídia e audiências;
  • Polarização ideológica e sua relação com as práticas de recepção e consumo de mídia;
  • Pactos e tensões entre minorias e representações midiáticas.
  • A revista é destinada a publicações de pesquisadores de comunicação e áreas afins, sendo que um dos autores deve ter titulação mínima de mestre. Os artigos submetidos devem seguir as normas da RUC e ser enviados pela plataforma da revista. A publicação do dossiê está prevista para o primeiro semestre de 2025.
Tags: