01 de maio de 2025

Um debate necessário e urgente será o tema central das discussões do Café Intercom desta terça-feira (06). Organizado pelo coordenador do Grupo de Pesquisa (GP) ‘Comunicação para a Cidadania da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação’ (Intercom), professor Marcelo Gabay, a mesa-redonda remota terá início às 19h, no Youtube da Intercom.

Segundo a organização, o tema foi escolhido por estar no escopo dos novos interesses do GP Comunicação para a Cidadania, que, nos últimos anos, tem organicamente recebido trabalhos sobre direito à cidadania comunicativa por meio da acessibilidade de pessoas com deficiência, autistas e demais grupos. “Além de ampliar os temas tradicionais sobre comunicação de resistência, popular, comunitária e alternativa. Os(as) inscritos(as) podem esperar um debate atualizado sobre perspectivas de mudanças radicais nas comunicações audiovisuais para pessoas com deficiência, visando o protagonismo e a apropriação produtiva dos meios de produção de sentido”, adianta o coordenador.

Além de Marcelo, que é doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor universitário, músico e autor de livros e artigos sobre comunicação sonora, cultura popular e comunicação comunitária, a mesa-redonda terá ainda condução de Suelen de Aguiar Silva. Além de vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania da Intercom, Suelen é psicanalista didata, doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá (2005), integrante do Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) e secretária executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM).

Uma convidada especial enriquecerá as discussões com uma apresentação de estudos realizados ligados à temática central do Café Intercom. Sabryna Moreno da Silva, mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e integrante do GP Comunicação para a Cidadania compartilhará sua pesquisa de recepção sobre como pessoas com deficiência auditiva ou visual acessam informações telejornalísticas diante da falta de acessibilidade, resultado de sua dissertação de mestrado na UFG.

Assim como nas edições anteriores do Café Intercom 2025, para participar do debate basta entrar na transmissão que será feita pelo Youtube da Intercom, sem necessidade de inscrição prévia.

O objetivo do Café Intercom é aproximar pesquisadores(as) do nosso campo e a sociedade, atendendo especificidades culturais e regionais. Por isso, podem participar deste encontro estudantes, docentes, pesquisadores(as), profissionais da área de Comunicação no país e comunidade em geral. Vale destacar que o evento terá emissão de certificado aos participantes a partir de um formulário para preenchimento dos dados pessoais que será disponibilizado no chat da transmissão.

PROMOVA SEU EVENTO CIENTÍFICO NO CAFÉ INTERCOM

É possível participar do Café Intercom submetendo sua proposta de evento ao longo de todo o ano. Associados(as) ativos(as) interessados(as) têm liberdade de escolher o modelo de apresentação do evento, podendo variar entre uma palestra, seguida de debate aberto ao público; uma mesa redonda com a participação de dois ou mais convidados; ou, ainda, um lançamento de livro. Para isso, é preciso enviar as proposições de evento via formulário.

Quem ainda não é associado(a), mas tem interesse em propor um evento, basta associar-se e aproveitar outros benefícios, como isenção da taxa de inscrição nos congressos regionais e no nacional de 2025. Saiba mais.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail secretaria@intercom.org.br.