01 de maio de 2025
O Instituto Vladimir Herzog anunciou o resultado final dos vencedores do 17º Prêmio Fernando Pacheco Jordão para Jovens Jornalistas, que neste ano teve como temática principal as diversas formas de violência na sociedade brasileira, com base de dados disponível no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 e o Atlas da Violência 2024.
Uma proposta de pauta de cada região do país foi contemplada e os grupos de vencedores receberão bolsas de R$5 mil para desenvolver o conteúdo. Além disso, os finalistas também terão jornalistas renomados como mentores das produções, ajudando na organização e publicação das reportagens.
Os cinco finalistas poderão ainda participar do o Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que acontecerá em julho de 2025, em São Paulo.
Conheça as pautas e estudantes vencedores:
Região Norte: Rios de Violência: A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Ilha do Marajó (PA) – Uma Tragédia Oculta
Estudantes: Vitoria Gabrielle Rodrigues e Rodrigues, Vinicius Gonçalves da Silva Conceição e Denily Fonseca Carvalho (Universidade Federal do Pará). Professor(a) orientador(a): Rosane Albino Steinbrenner.
Região Nordeste: A Cicatriz Tem Nome de Mãe
Estudantes: Letícia Maria Barbosa, Guilherme Silva dos Santos e Laysa Vitória Alves de Andrade (Universidade Federal de Pernambuco). Professor(a) orientador(a): Adriana Maria Andrade de Santana.
Região Centro-Oeste: O dia que não acabou
Estudantes: Luíza Grecco Altoé e Julia Lopes Faria (Universidade de Brasília). Professor(a) orientador(a): Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho.
Região Sudeste: Quando o medo faz chamada: o efeito das operações policiais na educação dos estudantes do Complexo da Maré
Estudantes: Sabrina Victorya Jacob Madeira e Guibsom Douglas Romão da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).Professor(a) orientador(a): Fernanda da Escóssia.
Região Sul: Tristes tardes de domingo: mais de 600 jovens periféricos são mortos por ano em Curitiba e região
Estudantes: Rodrigo Matana Sobrinho e Giovani Pereira Sella (Universidade Federal do Paraná). Orientador: José Carlos Fernandes.

