08 de maio de 2025
Já estão abertas as inscrições para o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que neste ano também terá duas etapas. A primeira, remota, será entre os dias 11 e 16 de agosto de 2025. A segunda, presencial, acontece entre os dias 1 e 5 de setembro de 2025, no Centro Universitário Faesa, em Vitória/ES.
Ao se inscrever para uma das etapas, automaticamente o/a congressista estará inscrito(a) para a outra. No entanto, caso haja a opção de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa ou Intercom Júnior, é preciso assinalar uma das duas etapas (remota ou presencial), sendo que não é possível editar depois da inscrição finalizada.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema da Intercom, e quem desejar submeter trabalho, resumo expandido ou proposta de lançamento de livros deverá fazer a submissão até o dia 15 de junho. Os ouvintes têm até o dia 07 de agosto para efetivar as inscrições. O calendário do Intercom Nacional também já está disponível no site da Intercom.
Em 2025, para participar do Congresso Nacional e dos regionais, associados e associadas da Intercom garantem a isenção nas inscrições. Em ambas as etapas, o tema do Congresso será o mesmo: “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”.
“Os congressos da Intercom sintetizam a ideia de comunidade em seu sentido mais amplo. Lá está o que há de mais relevante na produção científica na área da Comunicação, em suas diversas interfaces. Ao mesmo tempo, é momento para fazer e reencontrar amigos e, assim, estabelecer redes não apenas de colaboração acadêmica, mas também de afeto”, afirma o presidente, Juliano Domingues (UPE/Unicap), também convidando as pessoas para participarem do Intercom 2025.
E para quem está no planejamento da viagem para Vitória, na etapa presencial, o site oficial do evento está no ar e traz dicas para a comunidade acadêmica.
CHAMADAS DE TRABALHO DISPONÍVEIS
A Intercom já disponibilizou as chamadas de trabalho para o Congresso Nacional, sendo que doutores(as), doutorandos(as), mestres(as), mestrandos(as), especialistas, estudantes de especialização e profissionais com Ensino Superior podem submeter trabalhos no 25º Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom (GPs), no 21º Encontro com Autores-Editores de Publicação Recentes em Comunicação (Publicom) e no X Colóquio Brasil-Estados Unidos de Ciências da Comunicação. Os estudantes de graduação e recém-graduados/graduadas podem submeter seus trabalhos na 21º Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Júnior).
Tanto as regras de submissão como o modelo de template padrão estão disponíveis no site da Intercom. Lembrando que, neste ano, uma das novidades está na escolha do modelo de publicação, pois o(a) autor(a) pode optar entre o texto completo ou o resumo expandido. No caso do Intercom Júnior, somente serão aceitos artigos completos.
No Sistema da Intercom, será possível submeter apenas um arquivo único no formato escolhido, considerando o template correspondente. Os textos completos devem ter entre 8 e 10 páginas e os resumos ter entre três e quatro mil caracteres, ambos incluindo as referências.
“Os debates vão girar em torno dos eixos ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é refletir sobre as complexidades relativas às transformações pelas quais a área da Comunicação tem passado a partir desse tripé e, com isso, destacar o papel central do conhecimento científico na sociedade”, reforça o presidente da Intercom, convidando toda comunidade acadêmica a participar do Congresso Nacional.

