15 de maio de 2025
O 48° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025) já está com as inscrições abertas e recebendo a submissão de trabalhos, resumos expandidos e propostas de lançamentos de livros. O prazo para que doutores(as), doutorandos(as), mestres(as), mestrandos(as), especialistas, estudantes de especialização, profissionais com Ensino Superior, estudantes de graduação e recém-graduados(as) submetam seus estudos segue até 15 de junho, pelo Sistema Unificado da Intercom.
Entre as possibilidades de participação está o 25º Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom (GPs) que têm como objetivo reunir pesquisadores(as) e profissionais que desejam investigar ou construir um campo temático específico na área da Comunicação e suas interfaces, bem como temas emergentes de aprofundamento teórico-metodológico.
Todos os GPs são organizados a partir da ação de associados(as) da entidade, que coordenam as ações dos grupos ao longo do ano. São os(as) associados(as) que realizam os pedidos de criação ou reproposição.
O Intercom Nacional 2025 contará com 32 grupos aprovados este ano para compor o próximo triênio. Cada grupo de pesquisa em atividade teve o apoio de pelo menos 18 pesquisadores(as) associados(as) da Intercom. Para 2025, destaque para dois novos grupos formados: Comunicação e Moda e Comunicação e Desinformação.
O GP de Comunicação e Moda chega para estudar o fenômeno de comunicação e de cultura, abrigando pesquisas como moda, comunicação e cultura; moda e aparência; moda e corpo; moda e mídias; moda e consumo; moda e identidade/alteridade/diversidade; moda e estética; moda, arte e performance; moda e significação; moda e linguagens; moda decolonial; moda afro-brasileira; moda indígena; entre outras. Já o Grupo de Comunicação e Desinformação busca, neste primeiro triênio, estudos sobre as origens, processos, atores, as motivações e os impactos sociais da desinformação na sociedade contemporânea. O papel da mídia, do jornalismo e dos influenciadores digitais, bem como a busca pela integridade da informação na defesa da democracia e dos direitos humanos.
Além dos novos grupos, 2025 tem outra novidade: a criação de divisões temáticas. São cinco, no total, que estimularão parcerias em pesquisas e eventos, bem como no Congresso Nacional. São elas: Comunicação e Interfaces; Comunicação e Práxis Profissionais; Comunicação Audiovisual e Multimídia; Epistemologias da Comunicação; e Comunicação e Movimentos Sociais.
Para facilitar o conhecimento de cada um dos 32 GPs da Intercom, confira abaixo a ementa, propósito e coordenação de cada um deles:
GP Gêneros Jornalísticos: coordenado por Antonio Hohlfeldt (INTERCOM), o grupo se interessa em identificar e refletir criticamente sobre a emergência de novos gêneros e formatos jornalísticos em diversas plataformas e linguagens midiáticas, avançando no conhecimento acerca dos gêneros e formatos jornalísticos no contexto da convergência tecnológica.
GP Teorias do Jornalismo: realiza a reflexão crítica sobre o jornalismo e busca sedimentar conceitos teóricos em torno das práticas jornalísticas. Refuta a ideia de que os procedimentos jornalísticos constituem um saber autônomo e autossuficiente, buscando interlocução junto a outras áreas de conhecimento. A coordenação é do pesquisador Felipe Pena (UFF).
GP Jornalismo Audiovisual: tem como foco o jornalismo para diferentes telas, suportes e plataformas, envolvendo pesquisas como teorias e processos de produção, edição, circulação, recepção; tecnologias; narrativas e linguagens; gêneros e formatos; estudos de gênero; entre outras. O grupo é coordenado por Cláudia de Albuquerque Thomé (UFJF).
GP Publicidade e Propaganda: com a coordenação de Luiz Cezar Silva dos Santos (UFPA), o GP compreende a Publicidade e marcas como vetores do desenvolvimento socioeconômico do mundo midiatizado e a Publicidade e propaganda como atividades profissionais e de ensino.
GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional: coordenado por Diego Wander Silva Montagner (UFRGS), o grupo se debruça aos aspectos teóricos das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional, gestão, práticas, ensino, processos de relacionamento entre públicos e organizações: formação de públicos, opinião pública e sociedade, entre outros fatores.
GP Produção Editorial: contempla as relações entre comunicação e outras áreas do conhecimento que se dedicam ao tema, abrangendo pesquisas em torno de produtos editoriais impressos, sonoros, audiovisuais ou multimídia. A coordenação é feita por Marília de Araújo Barcellos (UFSM).
GP Comunicação e Trabalho: com a coordenação de Claudia Nonato (USP), parte-se do ponto de vista de que entre todos os trabalhadores e, especificamente, entre os profissionais da comunicação existe de comum o uso dos meios digitais para o trabalho e para as demais atividades cotidianas. O trabalho é assim conceito chave junto com a comunicação para se compreender o mundo contemporâneo.
GP Estudos de Televisão: coordenado por Francisco Machado Filho (UNESP), o GP compreende os estudos de televisão como mídia e como televisualidade replicada em diferentes materialidades e acolhe estudos sobre a produção, circulação e recepção de conteúdos televisivos; sobre programas, gêneros, discursos e formatos de TV; e sobre o impacto do estágio da técnica e da cultura sobre a TV.
GP Fotografia: envolve estudos sobre a imagem fotográfica no contexto midiático e nos processos comunicativos, como fotografia, história, memória, estética e arte, coexistências da fotografia com a imagem em movimento, através da produção videográfica e cinematográfica, entre outras. O grupo é coordenado por Julianna Nascimento Torezani (UESC).
GP Rádio e Mídia Sonora: Alvaro Bufarah Junior (UPM) é quem coordena este grupo queabrange estudos, dentro de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, a respeito do rádio – em suas manifestações comercial, estatal e pública, incluindo abordagens educativas e comunitárias – e de outras mídias sonoras, preocupando-se com aspectos como a teoria, a linguagem, as técnicas, o mercado, a história, a ética, a arte, a programação, a produção, a recepção, a experimentação e os conteúdos jornalísticos, publicitários e de entretenimento.
GP Tecnologias e Culturas Digitais: compreende o estudo das apropriações, culturas, materialidades e dos desafios das tecnologias computacionais, da internet e das plataformas e redes sociais digitais, investigando, por exemplo, as relações de produção e de consumo plataformizados. O grupo é coordenado por Issaaf Karhawi (USP).
GP Ficção Televisiva Seriada: discute aspectos da produção, circulação e consumo da ficção televisiva seriada em diferentes formatos e gêneros como telenovelas, séries, seriados, minisséries e demais produções teledramatúrgicas, com conteúdo predominantemente ficcional, incluindo formatos em ascensão. A coordenação é feita por Clarice Greco Alves (UNIP).
GP Cinema: sob a coordenação de Denise Tavares (UFF), o GP trabalha com Estudos de Cinema e Audiovisual contemplando aspectos relacionados à produção, distribuição, exibição, tecnologia, análise estética e teórica, relação com outras artes, interação com demais mídias audiovisuais e preservação, procurando compreender seus efeitos socioculturais, políticos e econômicos. Tem como objetivo o estudo da estética e da narrativa cinematográfica em diferentes manifestações e dispositivos.
GP Folkcomunicação: se dedica ao estudo dos processos comunicacionais presentes nas dinâmicas da cultura, a partir de enfoques como as manifestações populares e das classes marginalizadas em suas interseccionalidades e suas práticas de resistência na ótica da diversidade e da inclusão social, ativismo e agentes intermediários de comunicação, as apropriações midiáticas dos fenômenos culturais populares, entre outras. O grupo é coordenado por Betânia Maciel (ESUDA/CLAEC).
GP Geografias da Comunicação: sob a coordenação de Jacqueline da Silva Deolindo (UFF), o GP debate conceitos que permeiam o eixo geografia-comunicação-mídia e divulga trabalhos de pesquisadores vinculados principalmente às áreas de Comunicação, Geografia e Estudos de Mídia, suas interfaces e correlações.
GP Teorias da Comunicação: Rodrigo Miranda Barbosa (UFPE) é quem coordena o grupo que se propõe analisar a comunicação a partir das várias correntes teóricas e suas perspectivas metodológicas e epistemológicas, pensando o processo, o campo teórico, o objeto, o estatuto disciplinar do saber comunicacional e demais contribuições voltadas para a formação de um amplo panorama de conhecimentos necessários à sua fundamentação.
GP Semiótica da Comunicação: apresentar, debater e promover estudos que atuem na interface da semiótica e comunicação a partir de abordagens da análise dos signos, linguagens, da semiose e significação. A coordenação do grupo é feita por Patrícia Oliveira Iuva (UFSC).
GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente: o grupo coordenado por Marcelo Robalinho (UFAL) se debruça às diferentes perspectivas teóricas, metodológicas e práticas sociais da Comunicação relacionadas à divulgação científica, à saúde e ao meio ambiente, atravessadas pelos processos de midiatização e dataficação, movimentos negacionistas, crises sanitárias, ambientais e debates sobre gênero, raça e classe.
GP Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades: abriga dedicados a objetos e processos comunicacionais que conjuguem as estéticas da comunicação e as políticas do corpo, tanto no nível teórico quanto empírico. Compreende-se os fenômenos estéticos como da ordem do sensível, manifestando-se tanto nas experiências formais diante da produção simbólica quanto nas vivências do cotidiano. Tais fenômenos resultam de relações entre poder, vida e discurso que se revelam. A coordenação do grupo é feita por Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho (UFRB).
GP Comunicação e Religiões: Linguagens, práticas, e presença das religiões e do religioso nos diferentes processos comunicacionais e sua interface com as dinâmicas culturais e de poder na contemporaneidade é o que centraliza as discussões deste GP. Sua coordenação está com Priscila Ribeiro Chéquer Luz (UESC).
GP Comunicação e Educação: são estudos marcados pelas interferências dos processos comunicacionais no contexto educacional que apontam a importância cada vez mais evidente das diferentes tecnologias e de seus usos no âmbito da educação. Rogério Pelizzari de Andrade (USP) coordena o grupo atualmente.
GP Comunicação e Esporte: discute as relações do esporte com as diversas áreas da Comunicação, como as estratégias de comunicação e as linguagens utilizadas para a comunicação do esporte, o tratamento do esporte pela comunicação como fenômeno social, econômico, político, cultural e estético, entre outras. A coordenação atual é feita por Ana Carolina Soares Costa Vimieiro (UFMG).
GP Comunicação, Música e Entretenimento: reúne estudos que atuem na interface entre comunicação, música e entretenimento e que privilegiam aspectos como construir instrumentos teóricos, metodológicos e analíticos que possam dar conta do conjunto de temáticas e desafios abordados pelas/os pesquisadoras(as); análise de produtos midiáticos, tensões e articulações entre produtos, gêneros musicais e formatos, audiências; entre outros. Tobias Arruda Queiroz (UERN) é o atual coordenador do grupo.
GP Comunicação e Moda: Renata Pitombo Cidreira (UFRB) coordena um dos mais recentes GPs da Intercom. O grupo estuda a moda, entendida como fenômeno de comunicação e de cultura, investiga a influência que esses fenômenos exercem nas práticas de vida e na constituição dos indivíduos, bem como em seus empenhos criativos e no fortalecimento de suas redes de afeto.
GP Comunicação e Culturas Urbanas: Milene Migliano Gonzaga (ESPM-SP) coordena este grupo que estuda as culturas comunicacionais urbanas na contemporaneidade, privilegiando-se discussões sobre: produção cultural articulada a cenários urbanos, urbanos e juvenis; práticas de consumo na/da cidade; manifestações midiáticas vinculadas à reflexão sobre culturas urbanas; ressonância dos produtos materiais e simbólicos na vida cotidiana; práticas culturais de fãs e manifestações de subculturas juvenis; hibridismos e miscigenações; entre outros.
GP Comunicação, Alteridade e Diversidade: coordenado por A.C. Dom Condeixa de Araújo (UNIFESSPA) o GP estuda os fenômenos comunicacionais pelo prisma da alteridade dando ênfase a diversidade e pluralidade das manifestações coletivas, identitárias, regionais e contra hegemônicas, com um escopo que inclui assuntos como métodos científicos que valorizem a relação pesquisador-sujeito (pesquisa-ação; observação participante); apontem as diversidades (identitárias, coletivas, regionais, contra hegemônicas) com ênfase nas comunicações e produtos comunicacionais; entre outros.
GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão: compreende o estudo da liberdade de expressão em perspectiva interdisciplinar, considerando suas manifestações, as disputas e entraves à sua concretização, sob o ponto de vista da contemporaneidade ou pela análise de processos históricos. A coordenação é feita por Carla de Araujo Risso (UFBA).
GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico: analisa das hierarquias raciais estabelecidas na produção, veiculação e recepção de mensagens nos diversos tipos de mídias, em articulação com as relações de classe, gênero e sexualidade. O grupo tem como atual coordenadora Thiane de Nazaré Monteiro Neves Barros (UFBA).
GP Políticas e Estratégias de Comunicação: Paulo Fernando Liedtke (UFSC) coordena o GP que estuda a pesquisa de políticas, processos de democratização da comunicação, ações de regulação e de governança relacionados às indústrias de mídia, especialmente produção, distribuição, consumo e acesso a recursos informacionais, comunicacionais e culturais, com ênfase em relações de poder e contrapoder.
GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura: investiga a centralidade político-econômica que a informação, a comunicação e a cultura ganharam no modo de produção capitalista, colocando em interação campos disciplinares como a Economia Política, a Comunicação, a Ciência da Informação e os Estudos Culturais Críticos. A coordenação é feita por Anderson David Gomes dos Santos (UFAL).
GP Comunicação para a Cidadania: com a coordenação de Marcelo Monteiro Gabbay (USJT), este grupo prioriza estudos que contemplem aspectos teóricos e metodológicos resultantes de pesquisa científica, que tenham como objeto as inter-relações entre comunicação e cidadania, assim como as disputas por hegemonia, expressas a partir dos campos comunicacional e midiático e suas relações de classe, com as culturas populares, comunidades, identidades culturais e minorias, com com ênfase nos processos de comunicação comunitária, popular, cidadã e alternativa.
GP Comunicação e Desinformação: estudos sobre as origens, os processos, os atores, as motivações e os impactos sociais da desinformação na sociedade contemporânea. Conceitos, teorias e perspectivas teórico-metodológicas para investigar e combater a desinformação. A coordenação é feita por Luciana Menezes Carvalho (UFSM/UNIPAMPA).
A ementa completa e os contatos de cada um dos 32 GPs da Intercom podem ser consultados aqui.

