22 de maio de 2025

A Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura (Eptic), publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Economia, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), está recebendo trabalhos para compor o dossiê temático “Perspectivas críticas de abordagem da Publicidade – A Embalagem do Sistema 40 anos depois”.

Conforme a chamada, o “livro A embalagem do Sistema, de Maria Arminda do Nascimento Arruda (1985), foi precursor ao oferecer uma chave analítica de extração crítica para refletir sobre a publicidade no contexto social brasileiro, em uma perspectiva sociológica. Nesse mesmo período, a publicidade brasileira se consolidou enquanto campo relativamente autônomo de atividade, ao passo que o conhecimento científico sobre ela adquiriu envergadura, espaços de discussão e legitimidade epistemológica, configurando um lugar próprio de problematizações sobre os processos de produção, circulação, recepção e consumos, em chave macro e microestrutural. De lá para cá, outras vertentes críticas se debruçaram sobre a publicidade, inclusive a Economia Política da Comunicação”.

Desse modo, o dossiê propõe um espaço de reflexão sobre os estudos críticos acerca da publicidade na atualidade. Tomando a publicação de A embalagem do sistema como um marco, estimula pesquisadores(as) a apresentarem abordagens teóricas, observações empíricas, discussões epistemológicas que tematizam vertentes críticas de estudos sobre a Publicidade no Brasil.

O prazo final para apresentação dos textos é 31 de julho de 2025. As orientações e normas para submissões podem ser encontradas aqui.

São eixos temáticos indicados para publicação no dossiê:

  • Perspectivas históricas de abordagem crítica da Publicidade;
  • Perspectivas teóricas latino-americanas de crítica à publicidade;
  • Perspectivas teóricas brasileiras de crítica à publicidade;
  • Transformações econômicas no setor publicitário;
  • Transformações no capitalismo e na publicidade;
  • Publicidade e suas relações com a plataformização e a inteligência artificial;
  • Publicidade e suas relações com os regimes democráticos;
  • Publicidade e suas relações com as dimensões sociais da experiência (gênero, raça, classe, geração, geolocalização, etc);
  • Perspectivas empíricas críticas sobre as práticas de produção, circulação, consumos, usos e recepção da publicidade.

Confira a chamada completa.

Tags: