22 de maio de 2025
O 22º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte começa nesta quarta (28), de forma remota, em uma parceria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) com docentes e discentes de cursos de Comunicação de instituições de ensino superior (IESs) da região. Com números que já contabilizam recordes de participação antes mesmo do evento começar, as expectativas são otimistas, segundo o diretor da Regional Norte, José Tarcísio da Silva Oliveira Filho (UFRR).
“No ano passado tivemos uma boa aceitação dos pesquisadores(as), estudantes e profissionais da região, com um considerável aumento no número de inscritos e trabalhos submetidos. Em 2025, fomos surpreendidos com a continuidade do crescimento. E não são apenas números, mas uma evidência de um congresso mais integrado, permitindo trocas e circulação dos conhecimentos gerados no Norte e também em outras regiões do país, que dialogam com a realidade nortista”, enfatiza José Tarcísio.
Mais do que apenas o registro de um aumento de dados, um maior número de participantes se reflete no potencial de ampliar os debates e de constituir redes de colaboração. Assim, o diretor adianta o que os(as) congressistas podem esperar do regional Norte deste ano.
“O evento está ancorado no tema da curricularização da Extensão, sendo então uma oportunidade para discutir e refletir sobre a implementação da extensão nos projetos pedagógicos e na experiência formativa dos cursos de graduação vinculados à área da Comunicação no Norte”, pontua. Essa exigência tem se tornado obrigatória pela Resolução CNE/CES 007/2018 e estará presente na mesa de abertura, sendo estendida à Jornada de Extensão, com apresentação de relatos extensionistas da região. “O Congresso ainda conta com outras atividades voltadas ao Ensino e à Pesquisa, como o Fórum Ensicom, os Grupos de Trabalho que estão com 177 resumos aprovados, as 14 oficinas e o prêmio Expocom”, completa.
Por mais um ano, a Intercom segue atendendo ao pedido da comunidade acadêmica do Norte e mantém o formato remoto para o evento que reúne os sete Estados que compõem a maior região do Brasil em extensão territorial. Por sua especificidade, a dica é se organizar com todos os aparelhos e documentos que envolvam a participação no evento, de forma antecipada. Além disso, que façam o download da programação e se planejem para participar das atividades, pois são muitas.
“É preciso uma atenção especial ao fuso horário da programação, que é o de Manaus, portanto uma hora a menos que o horário de Brasília e uma hora a mais que o do Rio Branco. O acesso ao evento se dará pela própria plataforma da Intercom, em que são submetidos os trabalhos e realizadas as inscrições. Nos dias do Congresso haverá um banner com o nome do Congresso, é só clicar nele e acessar a área reservada. Quem for apresentar trabalho, pode compartilhar a apresentação. É possível abrir a câmera, por isso, é bom escolher um local iluminado e com privacidade. Uma mudança importante em relação ao evento do ano passado, é que na atual edição a apresentação dos trabalhos da Expocom será síncrona”, orienta o diretor regional.
Na página do evento no site da Intercom, é possível consultar a programação final do Regional Norte, a programação dos grupos de trabalho, da Expocom, da Jornada de Extensão e das oficinas e workshops.
Você pode acompanhar tudo que acontece no Intercom Norte 2025 nas redes sociais da entidade, como no Instagram @intercom_oficial e no site oficial da Intercom. Além disso, o perfil oficial do congresso regional @intercomnorte terá cobertura diária do congresso.

