30 de maio de 2025
O dossiê “Ditaduras, direitos humanos e jornalismo de posição na América Latina”, da Revista Extraprensa, teve o prazo para submissões de artigos prorrogado. A nova data é 30 de junho. As submissões devem ser feitas diretamente no site da Revista, seguindo as normas editoriais disponíveis aqui.
A chamada do período traz a compreensão que ‘a história recente da América Latina é cercada pelo advento de ditaduras violentas, que ainda reverberam no momento atual, seja pela ausência de punições como no caso do Brasil, seja pela eleição de governantes de extrema-direita em alguns países. Nessa perspectiva, assistimos uma disputa narrativa sobre o que esse passado representa na contemporaneidade. Como a mídia, seja a hegemônica ou a contra-hegemônica, contemporânea aborda esse assunto? Quais pautas, nos mais diversos suportes jornalísticos, buscam dar visibilidade a histórias que tentam ser silenciadas por alguns setores da sociedade? Como as mulheres, os negros, as comunidades LGBTQIA+ e os indígenas são ou foram representados pelos meios de comunicação, em especial no período ditatorial, nos vários países da AL?”
São com essas provocações que a Revista convida pesquisadores(as) brasileiros para publicações. Dúvidas sobre o periódico podem ser encaminhadas para extraprensa@usp.br
A revista Extraprensa é um periódico destinado à publicação da produção científica nas áreas da cultura e da comunicação no Brasil e América Latina, abrangendo temas como a diversidade cultural, cidadania, expressões das culturas populares, artes, mídias alternativas, epistemologia e metodologia em cultura e comunicação. Sua publicação é semestral, sendo produzida entre os meses de junho e dezembro de cada ano. A revista tem sua disponibilização nos formatos impresso ou eletrônico, na Plataforma OJS, de acesso livre, irrestrito e gratuito.

