30 de maio de 2025
A revista quadrimestral Alceu, periódico de comunicação, cultura e política do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) está com duas chamadas abertas para submissão de artigos em dossiês temáticos.
O primeiro deles tem como central “Histórias e dilemas da videoarte”, que tem um foco transnacional em usos não hegemônicos do vídeo. A chamada pondera sobre o desenvolvimento inicial “como tecnologia de transmissão para o sistema televisivo, que passou por transformações radicais desde seu lançamento, há mais de 70 anos, no mercado doméstico, quando deixou de ser um privilégio exclusivo de corporações de mídia. Com o passar dos anos, porém, o vídeo – em sua manifestação digital – se tornou uma infraestrutura mundana de circulação, presente em praticamente todas as esferas da vida social”.
Confira a chamada completa aqui.
É de interesse do período para este dossiê propostas com:
- Exames críticos sobre a historiografia do vídeo, em particular da videoarte;
- Análises sobre os processos de legitimação e institucionalização da videoarte;
- Perspectivas historiográficas sobre a arte do vídeo no sul global;
- Estudos sobre os usos não hegemônicos do vídeo que foram, inicialmente, menosprezados pela história da arte (o documentário, as redes comunitárias); e sobre os usos contra hegemônicos contemporâneos, em especial as práticas forenses.
- O vídeo como ferramenta reflexiva da história. Relações entre a videoarte, o cinema de arquivo/found footage e os primeiros cinemas. Montagem, colagem e apropriação.
- Reflexões sobre como a videoarte incorpora ou confronta o desenvolvimento tecnológico; como se relaciona, de modo crítico, com outras linguagens digitais como a internet, o videogame, a inteligência artificial e o 3D;
- Perspectivas sobre sobre videoarte e arte pós internet;
Conforme o calendário deste dossiê da Revista, as submissões podem ser enviadas até 8 de julho. A publicação está prevista para 14 de novembro.
Já o segundo dossiê temático com chamada aberta na Revista Alceu é intitulado ‘Shoah, 40 anos: reverberações no tempo presente’. O material propõe pensar a atualidade reiterada do filme para o cinema, as artes contemporâneas e todos os saberes por ele marcados. Até que ponto Shoah pode ser, ainda, um paradigma para a produção de testemunhos da violência de Estado, do racismo, do antissemitismo e de toda forma de política de ódio e aniquilamento das alteridades? De que maneiras a valorização da voz, da palavra, do rosto e do devir outro daqueles que sobrevivem às mais diversas formas de violência pode ainda lançar luz sobre os limites e impasses da representação, resistindo à dimensão irrepresentável da experiência traumática?
São convidadas contribuições provenientes de diferentes áreas e domínios teóricos, sob abordagens multidirecionais e transdisciplinares, desde a importância do filme na história do documentário aos estudos acerca do trauma e do testemunho. Recomenda-se o envio de materiais a partir de cinco eixos:
a) a obra e suas implicações na história cultural, na história do cinema e/ou na historiografia da Shoah (Holocausto), além de seu impacto na abordagem dos genocídios no cinema, na literatura e nas artes;
b) a atualidade de Shoah no tempo presente e em diversas disciplinas: as correlações entre testemunho, memória e trauma; entre imagem e imaginário; entre ética, política e estética;
c) os registros audiovisuais acionados pelo filme e rearticulados, como materiais-chave, em filmes posteriores de Lanzmann (os conhecidos outtakes e os documentários realizados a partir dessas filmagens, depois de Shoah);
d) os giros decoloniais e a revisão da obra diante de suas lacunas formativas, além das “viradas testemunhais do saber histórico” (Seligmann-Silva, 2022), significativos para se pensar a “cultura da memória” e os “memoricídios” contemporâneos;
e) a figura de Claude Lanzmann e sua trajetória biográfica, sua atuação política e performática, sua persona demiúrgica e controversa, o qual conserva, passados sete anos de sua morte e cem anos de seu nascimento, um apelo incontestável no interior da história do documentário.
O prazo para envio de trabalhos neste dossiê é 25 de agosto. Confira a chamada completa aqui.
Vale lembrar que os artigos devem seguir o modelo para submissão e as normas editoriais da Revista Alceu. Além dos dossiês abertos, a revista recebe também artigos em fluxo contínuo.

