30 de maio de 2025

Os congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) marcam uma etapa fundamental para o fortalecimento e integração das pesquisas da área feitas em todo o país, seja na graduação ou em outras esferas de estudos acadêmicos. E, no 25º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, em Campo Grande, não foi diferente.

O evento, que reuniu estudantes, professores(as), pesquisadores(as) e profissionais da área dos três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, teve como grande destaque em 2025, justamente, a presença da comunidade acadêmica. Conforme a  coordenadora do Intercom Regional Centro-Oeste, Laura Seligman (UFSM), o congresso deste ano teve recorde de inscrições e trabalhos submetidos, ultrapassando todas edições anteriores. “Pela distância geográfica e a ausência de cursos da área – um em jornalismo na UFMS e outro em uma instituição particular em Publicidade e Propaganda – , o congresso reuniu muitos participantes. Foram 503 inscritos, 131 trabalhos nos Grupos de Trabalho (GTs) e quase 250 no Prêmio Expocom”, detalha.

Com estes dados, a leitura e percepção da coordenação local não poderia ser diferente. “Nossa  avaliação foi positiva em todos os sentidos, com grande troca acadêmica e cultural, além da grande festa que é a entrega do prêmio Expocom. A participação foi massiva em todas as atividades. Então, sentimos um grande acolhimento em nossas propostas”, pontua Laura.

PREMIAÇÕES

A grande festa da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), citada por Laura, ocorreu na manhã de quinta-feira (22), juntamente com o  Prêmio Intercom para a Transformação Social, uma atração cultural e a celebração de encerramento do evento.

Como forma de parabenizar e exaltar os(as) vencedores(as), que já estão classificados para a etapa nacional do prêmio, que acontecerá em Vitória, no mês de setembro, confira abaixo a lista com as modalidades da Expocom:

Relações Públicas

  • Planejamento e gestão em comunicação digital ou mídias sociais para organizações – Júlia Pereira Nunes (UnB)
  • Produto de Comunicação Institucional – Italo Douglas Leal Fontinele (UnB)

Publicidade e Propaganda

  • Agência Escola/Agência Júnior de PP – Luan Cardoso Boas (UCDB)
  • Campanha Publicitária – Yasmin Zimmermann Braga (UCDB)
  • Pesquisa Mercadológica – Maria Fernanda Fiel dos Santos (UnB)
  • Jingle – Matheus Fernandes de Campos (UCDB)
  • Spot – Gabriel Malulei da Silva (UCDB)
  • Fotografia Publicitária – Thaiz Mara Romero Gimenes (UCDB)
  • Anúncio Impresso – Ana Carolina Azevedo Lescano (UCDB)
  • Outdoor -Isabela Souza Rezende Caramalac (UCDB)
  • Produção Publicitária audiovisual para TV e Cinema – Alison Lima Amaral Moreira (UCDB)
  • Produção Publicitária audiovisual para Internet – Rafaella de Oliveira Rodrigues (UCDB)
  • Estratégia Publicitária para Mídia Digital – Matheus Ferreira de Farias (UDF)
  • Publicidade em mídia alternativa – Juliane de Oliveira Quadros (UCDB)

Cinema e Audiovisual

  • Filme de Ficção curta-metragem – Lohanna Teixeira Paim (UCDB)
  • Documentário – Ana Clara Miranda Lucena (UnB)
  • Videoclipe – Maria Olívia Feguri de Oliveira Santos (UFMT)
  • Roteiro de filme de ficção – Alice Aquino Ferreira Gomes (UnB)
  • Roteiro de documentário- Juliana Rossi Sihler (UnB)
  • Vinheta- Paulo Henrique Ribeiro (UFMS)
  • Direção de fotografia – Ana Vitória Soares Macedo (UCDB)

Rádio, TV e Internet

  • Programa Laboratorial de áudio – Isabelli Pereira PInheiro (Unemat)
  • Programa Laboratorial de TV – Lívia Fiuza Garcia (UFMT)
  • Podcast/videocast – Maria Caroline Leite (UFMS)
  • Ficção em áudio e rádio – Alexandre Cardozo da Silva (Unemat)
  • Ficção em vídeo – Matheus Faria Lopes (UCDB)
  • Produção audiovisual para mídias digitais – Pedro Henrique de Oliveira Vieira (UFMS)
  • Práticas experimentais em mídias digitais – Arthur Bambini dos Santos (UnB)
  • Blog/website- Alessandra Lumy Okama (UCDB)
  • Gestão na Web/mídias sociais- Camila da Silva Teixeira (UCDB)

Jornalismo

  • Agência escola/Júnior de Jornalismo – Julia Lopes Araújo (Uniceub)
  • Projeto de Assessoria de Imprensa – Ana Carolina Araujo do Carmo (UFMT – Araguaia)
  • Jornal Laboratório – Fernanda Sá Justo (UFMS)
  • Revista Laboratório – Milena Dias Corrêa (Uniceub)
  • Reportagem em jornalismo impresso – Danyelle Souza Silva (Uniceub)
  • Produção em Fotojornalismo – Pedro José Barbosa Santana (Uniceub)
  • Produção laboratorial em Jornalismo Multiplataformas – Maurício Aguiar Sobrinho (UFMS)
  • Produção jornalística para mídias sociais – Noysle de Carvalho Santos (UFMS)
  • Reportagem Long Form – Aline Rossi Cêspedes Paes (UnB)
  • Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo – Luana Maria Nogueira da Silva (Uniceub)
  • Reportagem em áudio/radiojornalismo – Amanda Santana Wathier (UFMT)
  • Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio – Laisa Machado Stofel (UFMT)
  • Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo – Henrique da Rocha e Silva Fregonasse (Uniceub)
  • Reportagem em vídeo/telejornalismo – Gabriel Botelho Dantas (Uniceub)
  • Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão – Otávio Augusto Pereira Mota (Uniceub)
  • Produção em jornalismo literário – Maria Clara Alencar Carvalho Diniz de Britto (Uniceub)
  • Produção em jornalismo de opinião – Larissa Maciel de Azevedo (UFMT)
  • Produção em jornalismo investigativo ou de dados – Paulo Henrique Luz (UFMT)
  • Produção de infográficos ou videografismo – Cleidijaine Gonçalves Souza (Unemat)

Produção Transdisciplinar

  • Edição de livro – Carolina Namie Aguena Takamoto (UCDB)
  • Design de imprensa – Ariel Rovo Cerqueira (UnB)
  • Design gráfico de identidade – Ana Beatriz Araújo Assenço (UnB)
  • Embalagem – Ester Barreto Guenka Barbosa (UCDB)
  • Fotografia Artística – Guillerme Enrik Galvão da Costa (Unemat)
  • Ensaio fotográfico artístico – Marcelo Almeida Duarte (UFMT)
  • Charge/caricatura/ilustração – Maria Eduarda Barreto dos Santos (Unemat)
  • Histórias em quadrinho – Julian Souza da Silva (Unemat)
  • Revista customizada – Brunna Machado Brondani (UFMS)
  • Comunicação e inovação – Pedro Poty Dias da Silva (UnB)
  • Aplicativos de comunicação- Nathan Felipe Mastrangeli de Resende (UCDB)
  • Games – Miguel Sobreira de Albuquerque (UFMS)
  • Produção multimídia – Nathália Maciel de França (Uniceub)
  • Projeto de comunicação integrada – Ana Betriz Lacerda de Brito (UCDB)
  • Empreendedorismo em comunicação – Maryana de Souza Almeida (UCDB)
  • Projetos de Extensão – Rayanne Christine Santos Nascimento (UnB)

Abaixo, confira a lista dos vencedores(as) do Prêmio Intercom para a Transformação Social, que reconhece trabalhos apresentados durante o evento na área da pesquisa, do ensino e da extensão (com impacto social atestado ou potencial impacto social positivo), cuja  entrega dos certificados também foi celebrada durante o encerramento do Congresso:

  • Ensino: Gabriel Ferraciolli Soares (UCDB)
  • Extensão: Gabriel Ferraciolli Soares, Claudia Mara Stapani Ruas, Elton Tamiozzo de Oliveira e Gabriel Quartin Cespedes (UCDB)
  • Graduação: Diogo Franco Cavalcanti Dantas, Julia Lopes Faria e Lauro Almeida de Moraes (UnB)
  • Mestrado: Luísa de Holanda Arruda Souza (UFMT)
  • Doutorado: Lucas Souza da Silva (UFMS)

ANAIS E CERTIFICADOS

A Intercom já disponibiliza para os(as) participantes do Congresso Regional Centro-Oeste os anais do evento, contendo trabalhos de todos os Grupos de Trabalho (GTs), Jornada de Extensão, Fórum Ensicom e Expocom. Os certificados serão disponibilizados diretamente no Sistema Unificado da Intercom

Vale lembrar que as inscrições para o 48° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025) já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Tags: