05 de junho de 2025
Está aberta a chamada de trabalhos para o dossiê ‘A plataformização da produção cultural no Brasil’ na Revista Famecos, periódico do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUC, do Rio Grande do Sul.
Para este material, a chamada parte da compreensão que “a popularização de plataformas digitais como YouTube, TikTok, Instagram e WeChat está reconfigurando profundamente a produção cultural em todo o mundo. Essas transformações vêm sendo observadas tanto a partir de novas formas de operações adotadas por organizações de mídia já estabelecidas, quanto com o surgimento de uma ampla gama de novos produtores culturais”.
A chamada pontua ainda que “uma das problemáticas que emerge nesse âmbito é a natureza contraditória da plataformização: ela abre novas oportunidades para os produtores culturais encontrarem audiências e gerarem receita, incluindo para produtores individuais que podem se emancipar economicamente das empresas de mídia. As interações entre plataformas globais e locais, produtores culturais (indivíduos — artistas, influenciadores digitais, streamers de jogos, etc. — e organizações de mídia) e o público brasileiro (fãs, seguidores, viewers, consumidores de produtos culturais diversos) levantam questões cruciais sobre a reconfiguração do poder, do trabalho, da criatividade e da participação democrática no país”.
O propósito do material é reunir estudos que contribuam para uma compreensão mais aprofundada da complexa relação entre plataformas e produção cultural no cenário brasileiro. Assim, são tópicos de interesse, mas não exclusivos, para este dossiê:
– Dinâmicas de mercado acionadas por modelos de negócio na produção cultural brasileira em ambientes de plataforma;
– A governança das plataformas (regulação, curadoria, moderação) e seus impactos no conteúdo e nos produtores culturais no Brasil, incluindo questões de visibilidade algorítmica e moderação de conteúdo;
– As condições de trabalho e a precariedade experenciadas por produtores culturais (como influenciadores, jornalistas, músicos, desenvolvedores de jogos) que dependem de plataformas no Brasil;
– As práticas criativas e a autonomia de produtores culturais brasileiros em plataformas digitais, considerando as pressões da dataficação e quantificação em geral;
– Impactos da plataformização na democracia no Brasil, incluindo questões de acesso, diversidade (fonte, conteúdo, exposição), circulação de desinformação e de discurso de ódio;
– A reprodução ou contestação de desigualdades sociais (gênero, raça, classe, regionalidade, etc.) na produção cultural plataformizada brasileira;
– Estudos de caso setoriais (música, jornalismo, games, produção audiovisual, etc.) ou de plataformas específicas no Brasil, analisando como a plataformização se manifesta de forma particular no contexto brasileiro;
– Estratégias de produtores culturais brasileiros para resistir às dinâmicas de poder das plataformas;
– As respostas regulatórias e políticas à plataformização da produção cultural no Brasil;
– Estudos comparativos da plataformização da produção cultural no Brasil com outros contextos nacionais;
– Usos da inteligência artificial em práticas do mercado de produção cultural brasileiro.
Conforme o cronograma da Revista, o prazo máximo para submissão de artigos é 31 de agosto. Os materiais enviados devem seguir as diretrizes do periódico, disponíveis aqui. A publicação do dossiê está prevista para 2026.

