13 de junho de 2025

A segunda edição da Revista Mídia e Cotidiano já está disponível para leitura. O título do periódico é “Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático”, e teve sua edição por Adriana Barsotti (UFF), Ana Paula Goulart de Andrade (UFRR) e Iluska Coutinho (UFJF). O material traz a compreensão que “se no passado o coronelismo eletrônico (Aires; dos Santos, 2023) dos grandes impérios nacionais da comunicação (Wu, 2012) era quase irrestrito, na contemporaneidade o poder desses grupos encontra-se ameaçado pelas big techs (Morozov, 2018) e pela fragmentação das audiências. No Brasil, 79% da população acessa notícias via redes sociais e apenas 43% confiam na mídia (Carro, 2024)”, pontua o texto de apresentação do periódico.

Assim, “nesse contexto, em que o agendamento (McCombs, 2009) vem perdendo força para a agenda invertida (Saperas, 2020), para a qual concorrem tanto os meios da legacy media quanto os cidadãos, através das plataformas digitais, é necessário atrair e manter a atenção das audiências (Zelizer, Boczkowski e Anderson, 2021), demandando adaptações dos grupos de mídia tanto em relação a novos formatos quanto a modelos de negócios que possam garantir a sustentabilidade dos meios, bem como seu impacto público”.

A Revista Mídia e Cotidiano é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano  da Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem como objetivo central divulgar pesquisas empíricas e/ou teóricas das temáticas relacionadas ao campo da Comunicação, com ênfase na relação mídia e cotidiano.

Essa edição conta com 15 artigos e é dedicada à memória do pesquisador e professor Igor Sacramento. Acesse a edição completa aqui.

Tags: