13 de junho de 2025

A Revista Logos, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, está com chamada aberta até o dia 30 de julho para o dossiê temático “Paisagens e ambientes do novo regime climático: o Antropoceno imaginado pelo sonoro, visível e sensível”.

Os editores do dossiê serão Marcelo Bergamin Conter (UFRGS) e André Araujo (UFRGS). As temáticas aceitas deverão trabalhar com as seguintes temáticas: 1. O conceito de Antropoceno e os problemas que apresenta para a Comunicação, em especial em sua dimensão visual, sonora e cinematográfica; 2. A discussão acerca dos tipos de regimes de visualidade e sonoridade que podem emergir levando em consideração o ambiente do Antropoceno; 3. A dimensão ecológica que subjaz a materialidade das mídias, os impactos ambientais trazidos pelas tecnologias de comunicação (extração, energia, descarte) e propostas de artistas e cineastas que discutem em suas obras a relação entre mídia e ambiente; 4. As distintas formas de representar ambientes e paisagens a partir de dimensões artísticas, estéticas e semióticas, como paisagens sonoras e visuais tendo em vista as mudanças trazidas pelo Antropoceno; 5. A produtividade de conceitos como ambiente, atmosfera e zona, quando pensados em um contexto comunicacional e suas materializações semióticas, sonoras e visuais; 6. A noção de território, especialmente a partir das ideias de habitabilidade, refúgio e ocupação, no contexto das mudanças climáticas e da crise do espaço; 7. Perspectivas comunicacionais que deslocam a perspectiva ocidental, abrindo a possibilidade de investigar o Antropoceno sob lentes provenientes de distintas cosmovisões, além de perspectivas decoloniais, raciais, feministas, queer; 8. Formas pelas quais diferentes obras culturais se dedicam à questão dos não-humanos, construindo discussões acerca das ideias de tradução, aliança e devir; 9. As questões relacionadas aos discursos negacionistas e distintas problematizações acerca da comunicação pública do Antropoceno; 10. Figurações de futuro em obras visuais ou sonoras, que explorem as potencialidades e limites, utópicos ou distópicos, do Antropoceno.

As regras de submissão, bem como a chamada completa para o dossiê temático estão disponíveis na Plataforma da Revista, neste link. A previsão de publicação é para outubro deste ano.

Tags: