13 de junho de 2025
O período de submissão para o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) foi prorrogado. Conforme o cronograma do evento, a data limite para inscrever trabalhos, resumos expandidos e propostas de lançamentos de livros agora é até o dia 22 de junho. Os prazos para aceites e publicação da programação, no entanto, seguem os mesmos.
As submissões de pesquisas no Intercom Nacional contam com diversos formatos e propostas, abertas justamente para reunir a maior participação possível de estudantes, professores(as), pesquisadores(as) e profissionais da área de Comunicação de todas as partes do país.
Saiba mais sobre as chamadas disponíveis:
As chamadas de trabalho para o Congresso Nacional são para doutores(as), doutorandos(as), mestres(as), mestrandos(as), especialistas, estudantes de especialização e profissionais com Ensino Superior que podem submeter trabalhos no 25º Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom (GPs), no 21º Encontro com Autores-Editores de Publicação Recentes em Comunicação (Publicom) e no X Colóquio Brasil-Estados Unidos de Ciências da Comunicação. Já os(as) estudantes de graduação e recém-graduados(as) podem submeter seus estudos na 21º Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Júnior).
Tanto as regras de submissão como o modelo de template padrão estão disponíveis no site da Intercom. É obrigatório que o formato sugerido seja adotado para o envio do material. É muito importante lembrar que, neste ano, uma das novidades está na escolha do modelo de publicação, pois o(a) autor(a) pode optar entre o texto completo ou o resumo expandido. Porém, no caso do Intercom Júnior, serão aceitos somente artigos completos na submissão.
No Sistema Unificado da Intercom, é possível submeter apenas um arquivo único no formato escolhido, considerando o template correspondente. Os textos completos devem ter entre 8 e 10 páginas e os resumos ter entre três e quatro mil caracteres, ambos incluindo as referências.
O CONGRESSO NACIONAL
Assim como em edições anteriores, o evento terá duas etapas: a primeira tem formato remoto e será entre os dias 11 e 16 de agosto de 2025. A segunda, presencial, acontece entre os dias 1 e 5 de setembro de 2025, no Centro Universitário Faesa, em Vitória(ES). Em ambas, o tema do Congresso será o mesmo: “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”.
Ao se inscrever para uma das etapas, automaticamente o(a) congressista estará inscrito(a) para a outra. No entanto, caso haja a opção de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa ou Intercom Júnior, é preciso assinalar uma das duas etapas (remota ou presencial), sendo que não é possível editar depois da inscrição finalizada. O prazo máximo para se inscrever no evento como ouvinte é 07 de agosto.
No site da Intercom é possível consultar outras datas importantes do Congresso e valores das taxas de inscrições. Em 2025, para participar do evento nacional, associados(as) da Intercom possuem isenção nas inscrições.
Quem já está planejando a viagem para Vitória, para a etapa presencial do Congresso, pode contar com o site oficial do evento como guia. O canal conta com as principais informações do evento oficial como prazos, programação, parceiros, opções de hospedagens, restaurantes e sobre a cidade de Vitória. A ideia é oferecer mais uma ferramenta para facilitar o acesso dos(as) congressistas à todas as informações necessárias para que tenham uma grande experiência no Congresso Nacional 2025.
Também é possível acompanhar tudo sobre o evento no Instagram, nos perfis @intercom_oficial e @intercomnacional.

