19 de junho de 2025

A chamada de artigos para o Dossiê Temático “Serviço Público de Média e Inovação”, da Revista Comunicação Pública, tem novo prazo para submissões. Agora, a data limite para o envio de trabalhos é 20 de julho. A publicação deste número especial, no entanto, segue sendo prevista para 15 de dezembro de 2025.

A proposta da edição parte da compreensão que a perspetiva da inovação deve ser algo intrínseco aos Serviços Públicos de Média, especialmente no sentido de a perceber como um fenômeno que deve ser abordado em diferentes dimensões, ou  seja, não apenas em termos tecnológicos, mas também no âmbito do simbólico.

Este dossiê justifica-se, sobretudo, por considerar que é a partir do repto da integração no caráter multidimensional de uma cultura da inovação – envolta de participação social e transparência – que as ações contínuas e/ou estratégias (de curto, médio e longo prazo) dos Serviços Públicos de Média podem se fortalecer e contribuir para a ampliação da legitimidade e da sustentabilidade sociais dos meios públicos, de modo a superar um passivo simbólico de estagnação.

Assim, para atender os objetivos e enfoques pretendidos neste material, sugere-se como temas possíveis:

  • Perspetivas de inovação adotadas pelos Serviços Públicos de Média (e/ou de Radiodifusão) em diferentes territórios;
  • Políticas de Comunicação para a cultura da inovação no âmbito dos Serviços Públicos de Média;
  • Serviços Públicos de Média e o contemporâneo ecossistema mediático sociodigital;
  • Plataformização e uso de ferramentas de inteligência artificial pelos Serviços Públicos de Média;
  • Questões éticas na integração de emissoras públicas ao ambiente mediático sociodigital;
  • Quadro regulatório dos Serviços Públicos de Média em diferentes países/regiões transnacionais;
  • A perspetiva (e os desafios) do “AI Act”e do “Digital Services Act” (e de outros dispositivos normativo-regulatórios sobre Serviços Digitais e uso de Inteligência de diferentes países) para os Serviços Públicos de Média;
  • Média públicos e inovação no combate a fenómenos políticos e sociais contemporâneos, como desinformação, a disseminação das fake news, discursos de ódio e populismos;
  • Média Públicos, Participação Social e Accountability;
  • Média Públicos e Literacia Mediática;
  • Média Públicos, Integridade, Qualidade e Confiança na Informação;
  • Média Públicos e Acessibilidade;
  • Médios Públicos e Inovação no campo da Representatividades Social.

A submissão deve ser feita através da plataforma da Revista, seguindo as diretrizes estabelecidas.

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