19 de junho de 2025

A Revista Esferas, periódico Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro Oeste, segue recebendo submissão de trabalhos para o dossiê temático sobre ‘Dossiê Comunicação e Pensamento Indígena’. Conforme o cronograma da Revista, o envio de trabalhos é até 15 de agosto. O período de avaliação será entre 16 de agosto e 15 de novembro, com previsão de publicação da edição para dezembro de 2025.

Conforme a chamada, a edição tem como objetivo oportunizar a visibilização de outra forma de perceber e “praticar a comunicação, que abre caminho para a efetivação de um diálogo interétnico e multiespécie, do qual advêm saberes, conceitos e abordagens que carregam dentro de si sementes capazes de propagar formas alternativas de pensar, criar e se relacionar com o mundo”.

Por isso, são convidados a participar pesquisadores(as) que investiguem essas perspectivas, explorando como o pensamento indígena pode renovar, indigenizar e revitalizar as teorias e práticas comunicacionais contemporâneas. Buscam-se contribuições que abordem a comunicação de maneira transdisciplinar, considerando aspectos cosmológicos, metafísicos, artísticos e experienciais que compõem a epistemologia indígena, contribuindo assim para a renovação do cânone da teoria comunicacional para que possa dialogar com as urgências do presente.

A fim de compor um panorama atual acerca das contribuições do pensamento indígena para os estudos comunicacionais, são bem-vindos textos que abordam os seguintes pontos:

  • Contribuição de autores indígenas para os estudos da comunicação;
  • Inter-relação entre perspectivas indígenas e teorias da comunicação;
  • Arte indígena; cinema, publicidade, jornalismo e outras práticas comunicacionais indígenas.
  • Colonialidade do poder/saber/ser;
  • Epistemicídio e invisibilização dos acadêmicos indígenas (sobretudo das mulheres);
  • Descolonização dos currículos; educação e comunicação indígenas;
  • Racismo linguístico e epistêmico.

As normas e diretrizes para submissão estão disponíveis aqui.

 

Tags: