26 de junho de 2025
O 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul vem com tudo para fechar o ciclo de eventos regionais promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Este ano, a Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) é quem prepara os detalhes finais da programação do evento presencial, entre os dias 3 e 5 de julho de 2025.
“A Unochapecó tem se preparado para ser acolhedora aos congressistas, para que as discussões possam fluir da melhor forma. Além dos eventos tradicionais que o Intercom proporciona, também ocorrerá feira com livrarias locais, mostra audiovisual, sessão com Cineclube Helena, entre outras ações pontuais”, adianta a coordenadora geral do evento, Jacira Souza Medronha.
Uma preparação que começou ainda em 2024, com mobilização de estudantes, equipe de docentes e técnicos, além do suporte da reitoria da universidade. Comissões diversas foram formadas para preparar um evento à altura do Intercom regional: científica; logística; infraestrutura e segurança; assessoria de comunicação; cultura; e parcerias. Reuniões frequentes e diálogo constante com a Intercom Nacional foram parte de um processo de estratégia coletiva para construir um congresso interessante e integrado.
“Trabalhamos em uma programação que tenha alinhamento entre academia e mercado, especialmente com a parceria com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT). Além dessa mesa, teremos uma conferência de abertura com a professora Fernanda Carrera (UFRJ), referência na pesquisa de gênero, raça, interseccionalidade e comunicação; e uma mesa com as professoras Ali Machado (FURG) e Issaaf Karhawi (USP), sobre Cultura Digital, Consumo e Influência. A ideia é justamente tratar de temas que são centrais para repensar a comunicação hoje”, enfatiza o coordenador adjunto, Marlon Santa Maria Dias.
Isso porque o intuito é ir ao encontro com o tema proposto pela Intercom nos eventos deste ano: “(Re)Pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e prática profissional”. Além das mesas e palestras citadas pelo professor, a programação também contará com as atividades já conhecidas no congresso: GTs (Grupos de Trabalho), IJ (Intercom Júnior), oficinas, Jornada de Extensão, Ensicom e Expocom.
Mais de 1 mil participantes inscritos são esperados no evento em Chapecó. Por isso, as expectativas são positivas. “São congressistas que compartilham propósitos semelhantes. Acreditamos também na força e diversidade dos diálogos que serão provocados no decorrer do evento”, pondera Jacira.
E na contagem regressiva pro Intercom Sul começar, as dicas de quem conhece a cidade de perto são valiosas. “Nesta época, a primeira é vir agasalhado. De todo modo, estamos pensando em algumas estratégias para tornar o ambiente acolhedor e caloroso. A Unochapecó fica no bairro Efapi, bem acessível para quem está hospedado tanto próximo à Universidade quanto no centro”, detalha Marlon.
A organização local vai disponibilizar um mapa do campus e de alimentação, para que os(as) congressistas possam se localizar facilmente. Para além das atividades do Congresso, Chapecó possui pontos turísticos e gastronômicos que valem a pena serem conhecidos. “Quem está vindo, deve acompanhar nosso site, onde há informações sobre turismo, e também nosso Instagram, onde já estamos postando conteúdos produzidos pelos estudantes com dicas de lugares para conhecer em Chapecó. E, claro, durante o evento nossa equipe pretende dar todo o auxílio para que os congressistas possam aproveitar esses dias em Chapecó”, completa o coordenador adjunto do Intercom Sul.
Na página do Congresso no site da Intercom é possível consultar a programação final do Congresso, a programação da Jornada de Extensão Centro-Oeste 2025, do Ensicom, além da lista de oficinas e workshops aceitos.

